Gaudium news > Segundo o Papa, uma comunidade cristã deve assistir aos mais necessitados

Segundo o Papa, uma comunidade cristã deve assistir aos mais necessitados

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 29-04-2014, Gaudium Press) Na Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta terça-feira, 29, o Papa Francisco afirmou que uma comunidade cristã deve viver em paz, testemunhar Cristo e assistir os mais necessitados.

papa-francisco-casa-santa-marta.jpg

Referindo-se a primeira comunidade cristã, ao primeiro grupo de homens e mulheres que procuravam viver como Jesus lhes tinha ensinado, durante sua homilia, o Pontífice inspirou-se na leitura extraída do Ato dos Apóstolos e contou que uma das primeiras características deste grupo era sua coesão de vida em paz, de testemunhar Cristo fora dela e impedir que nenhum de seus membros sofressem a miséria.

“Tinham um só coração e uma só alma. Uma comunidade em paz. Isto significa que naquela comunidade não havia lugar para os mexericos, para as invejas, para as calúnias, para as difamações.”

Logo depois, o Papa indagou os fiéis presentes na Missa: “para qualificar uma comunidade cristã sobre isto, devemos perguntarmo-nos como é a atitude dos cristãos. São mansos e humildes?”

Em seguida, destacou o testemunho que os primeiros cristãos davam da ressurreição de Cristo e aproveitando, interrogou-se sobre se as nossas comunidades de hoje que fornecem esse testemunho.

Concluindo, o Santo Padre relatou mais uma das características das primeiras comunidades: a simplicidade e humildade. E novamente, perguntou as pessoas sobre como eles achavam que era a vida desses grupos:

“Primeiro: como é a sua atitude ou a atitude desta comunidade com os pobres? Segundo: esta comunidade é pobre? Pobre de coração, pobre de espírito? Ou deposita a sua confiança nas riquezas? No poder? Harmonia, testemunho, pobreza e cuidar dos pobres. E isso é que Jesus explica a Nicodemos: este nascer do Alto. Porque o único que pode fazer isso é o Espírito. Esta é obra do Espírito. É ele quem faz a Igreja. O Espírito faz a unidade, impulsiona ao testemunho. O Espírito nos faz pobres, porque Ele é a riqueza e faz com que cuidemos dos pobres.” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas