Gaudium news > Na Missa da Epifania, Papa recomenda não ter medo de se afastar das falsas aparências do mundo

Na Missa da Epifania, Papa recomenda não ter medo de se afastar das falsas aparências do mundo

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-01-2014, Gaudium Press) Na Basílica de São Pedro, o Santo Padre presidiu, nesta segunda-feira, 06, a celebração de uma Santa Missa pela Solenidade litúrgica da Epifania do Senhor. Na homilia feita na ocasião, o Papa convidou os católicos a colocarem-se na escola dos Reis Magos.

Eles foram capazes de confiar nas Escrituras e orientar sua peregrinação sem passar pelo palácio de Herodes.

Disse o Papa Francisco: “Na festa da Epifania, em que recordamos a manifestação de Jesus para a humanidade no rosto de uma criança, sentimos perto de nós os Reis Magos, como sábios companheiros de viagem.”

O Papa sublinhou que os Magos puderam escapar do torpor da noite, ultrapassando este momento de obscuridade do palácio de Herodes, quando eles perderam de vista a estrela. Herodes e seus conselheiros viram no nascimento de uma criança frágil uma ameaça ao seu poder, eles acreditavam que as regras do jogo tinham sido restabelecidas, desmascaradas as aparências.

Em seguida, o Pontífice convidou a não se ter medo de se afastar das falsas aparências do mundo, de uma certa modernidade ofuscante, colocando-se assim de sobreaviso e alerta contra o “canto da sereia” do mundanismo. E convidou a voltar para Belém, onde, na simplicidade, entre uma mãe e um pai cheios de amor e fé, nasceu Jesus.

As virtudes da ” santa astúcia “

O Papa Francisco ainda ressaltou também a “santa astúcia” que os Magos demonstraram. Ele explicou que esta esperteza espiritual nos permite reconhecer os perigos e evitá-los. “Os sábios do Oriente nos ensinam como não cair nas armadilhas das trevas e como defendermos da escuridão que procura envolver nossa vida”, disse.

A sabedoria deles nos ensina a não nos deixar enganar pelas aparências. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas