Na Missa da Epifania, Papa recomenda não ter medo de se afastar das falsas aparências do mundo
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-01-2014, Gaudium Press) Na Basílica de São Pedro, o Santo Padre presidiu, nesta segunda-feira, 06, a celebração de uma Santa Missa pela Solenidade litúrgica da Epifania do Senhor. Na homilia feita na ocasião, o Papa convidou os católicos a colocarem-se na escola dos Reis Magos.
Eles foram capazes de confiar nas Escrituras e orientar sua peregrinação sem passar pelo palácio de Herodes.
Disse o Papa Francisco: “Na festa da Epifania, em que recordamos a manifestação de Jesus para a humanidade no rosto de uma criança, sentimos perto de nós os Reis Magos, como sábios companheiros de viagem.”
O Papa sublinhou que os Magos puderam escapar do torpor da noite, ultrapassando este momento de obscuridade do palácio de Herodes, quando eles perderam de vista a estrela. Herodes e seus conselheiros viram no nascimento de uma criança frágil uma ameaça ao seu poder, eles acreditavam que as regras do jogo tinham sido restabelecidas, desmascaradas as aparências.
Em seguida, o Pontífice convidou a não se ter medo de se afastar das falsas aparências do mundo, de uma certa modernidade ofuscante, colocando-se assim de sobreaviso e alerta contra o “canto da sereia” do mundanismo. E convidou a voltar para Belém, onde, na simplicidade, entre uma mãe e um pai cheios de amor e fé, nasceu Jesus.
As virtudes da ” santa astúcia “
O Papa Francisco ainda ressaltou também a “santa astúcia” que os Magos demonstraram. Ele explicou que esta esperteza espiritual nos permite reconhecer os perigos e evitá-los. “Os sábios do Oriente nos ensinam como não cair nas armadilhas das trevas e como defendermos da escuridão que procura envolver nossa vida”, disse.
A sabedoria deles nos ensina a não nos deixar enganar pelas aparências. (JSG)





Deixe seu comentário