O dom do entendimento está intimamente ligado com a Fé, ensina o Papa
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-04-2014, Gaudium Press) Com a temperatura mais amena em comparação aos dias anteriores, uma multidão de fiéis reunida na Praça São Pedro acompanhou nesta quarta-feira, 30, a Audiência Geral do Papa Francisco.
Retomando suas catequeses sobre os sete dons do Espírito Santo, acerca do entendimento, o Santo Padre afirmou que “não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados. Mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”.
Segundo o Papa, o dom do entendimento está intimamente ligado com a Fé, fazendo-nos analisar uma situação de acordo com a inteligência de Deus, e não com a inteligência humana.
O Pontífice acredita que, “quando o Espírito Santo habita no nosso coração e ilumina a nossa inteligência, nos faz crescer na compreensão daquilo que Jesus disse e realizou”. Depois, ele convidou os milhares de fiéis na Praça São Pedro a pedir esta graça, explicando que o Nosso Senhor Jesus Cristo havia nos prometido que o Espírito Santo nos recordaria os seus ensinamentos.
Quando citou um dos episódios contidos no Evangelho de São Lucas, dos dois discípulos a caminho de Emaús, o Papa contou que, na medida em que ouviam Jesus explicar nas Escrituras que Ele devia sofrer e morrer para mais tarde, ressuscitar, a mente deles começara a abrir-se, recendendo a esperança em seus corações.
“É precisamente o que o Espírito Santo nos faz: nos abre a mente, para entender melhor as coisas de Deus, as coisas humanas, as situações, todas as coisas”, ressaltou.
Concluindo, o Santo Padre disse ser “importante o dom do entendimento para a nossa vida cristã!”
“Peçamos ao Senhor que nos dê esta graça para entender como Ele compreende as coisas que acontecem para entender, sobretudo, as palavras de Deus no Evangelho.” (LMI)





Deixe seu comentário