Vaticano organiza seminário de comunicação para bispos da América Central e Caribe
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 28-01-2014, Gaudium Press) – Trinta e cinco bispos da América Central e Caribe participarão de um encontro sobre comunicação que será realizado em fevereiro, em Havana.
O Seminário terá a duração de quatro dias. Está sendo organizado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e oferecerá aos bispos ferramentas para melhorar as estratégias de comunicação em suas dioceses.
Em uma declaração feita a propósito do Seminário, Dom Cláudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, assim se expressou:
“Hoje em dia a comunicação atravessa toda a atividade da Igreja. E isto é muito importante. Assim, com os senhores bispos vamos meditar. Será um seminário de quatro dias de trabalho muito intenso. Perguntaremos o que significa hoje em dia comunicar, como comunicar, o que comunicar”.
O seminário será centrado na mensagem do Papa para a Jornada das Comunicações Sociais. Nela o Papa convida os católicos a não só comunicar-se mas, estabelecer também autênticos encontros.
Além disso o Papa pede que seja oferecido um “testemunho cristão” no mundo digital. E isto é algo que também têm que fazer os Bispos, disse Dom Celli.
“Nós nos damos conta de que estamos chamados a testemunhar o que temos. Sendo assim, o problema não é tecnológico mas, é a dimensão humana da comunicação. Para que sejam homens verdadeiros, autênticos, que dialoguem com homens e mulheres autênticos”.
Dom Cláudio Maria Celli afirma que o Seminário ajudará os Bispos a descobrir que a comunicação é mais que dar mensagens. Será entabulado um diálogo, assim como uma cultura de intercambio entre eles.
Ele assegura ainda que o maior beneficio será a possibilidade de se pôr em contato e ajudar no que necessitem. Isso porque, recorda Dom Celli, a Igreja é uma mãe que ajuda e protege, especialmente os mais débeis. (JSG)
Da redação , com informações RomeReports





Deixe seu comentário