Sem a Graça de Deus, perdemos o sentido do pecado, afirma o Santo Padre
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 31-01-2014, Gaudium Press) Na Missa desta sexta-feira, 31, celebrada na Casa Santa Marta, o Papa Francisco afirmou que, quando Deus não está presente entre os homens, “perde-se o sentido do pecado”, e assim podemos fazer com que os outros paguem o preço da nossa “mediocridade cristã”.
O Papa explicou aos fiéis presentes a escolha que faz o Rei Davi, narrada na primeira Leitura de hoje:
“A todos nós pode ocorrer isso (como foi com Davi). Todos nós somos pecadores e todos nós somos tentados, e a tentação é o pão nosso de cada dia. Se qualquer um de nós dissesse: ‘Mas eu nunca tive tentações’, ou você é um querubim ou você é um pouco estúpido, não é? Entenda: é normal na vida a luta, e o diabo não está tranquilo, ele quer a sua vitória. Mas o problema não é tanto a tentação e o pecado contra o nono mandamento, mas é como Davi age. E Davi aqui não fala de pecado, fala de um problema que precisa resolver. Este é um sinal! Quando o Reino de Deus não existe, quando o Reino de Deus diminui, um dos sinais é que você perde o sentido do pecado.”
Quando você perde o sentido do pecado, continuou o Pontífice, você também perde o “sentido do Reino de Deus” e no seu lugar, emerge uma “visão antropológica super-potente”, daquele que diz “eu posso fazer tudo”.
O Papa disse ainda que a nossa salvação não virá das nossas espertezas, das nossas astúcias, da nossa inteligência em fazer negócios, “mas sim pela graça de Deus e através do treinamento cotidiano que nós fazemos desta graça na vida cristã”.
O Papa ressaltou sua ideia citando uma das famosas frases do Papa Pio XII:
“O maior pecado de hoje é que os homens perderam o sentido do pecado.”
No final de sua homilia, o Santo Padre pediu para que rezássemos por nós mesmos, para que o Senhor nos dê sempre a graça de não perder o sentido do pecado, para que o Reino não diminua em nós. (LMI)





Deixe seu comentário