Gaudium news > Papa: somos tentados da apropriação dos dons da salvação que vem de Deus

Papa: somos tentados da apropriação dos dons da salvação que vem de Deus

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 31-01-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu na manhã desta sexta-feira, 31, na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Congregação para a Doutrina da Fé, no encerramento de sua Assembleia Plenária.

Durante seu discurso, o Santo Padre lembrou que a função deste dicastério é de “promover e tutelar a doutrina sobre a Fé e os costumes em todo o mundo católico (Constituição Pastor Bonus, 48)”.

Segundo o Papa, desde os primeiros tempos da Igreja existe a tentação de entender a doutrina em um sentido ideológico ou de reduzi-la a um conjunto de teorias abstratas e cristalizadas, porém, ela tem como único propósito servir a vida do Povo de Deus e garantir à nossa Fé um fundamento seguro.

“De fato, é grande a tentação de nos apropriar dos dons da salvação que vem de Deus, para domesticá-los às visões e ao espírito do mundo. E esta é uma tentação que se repete continuamente”, disse o Pontífice.

O Papa Francisco acredita que zelar pela integridade da Fé é uma tarefa muito delicada, que deve ser feita sempre em colaboração com os pastores locais e com as Comissões Doutrinais das Conferências Episcopais.

Logo depois, o Santo Padre mencionou o tema em debate na Plenária, que foi a relação entre Fé e o Sacramento do matrimônio, ressaltando que o Bento XVI já havia ensinado a necessidade de se interrogar mais profundamente a relação entre a Fé pessoal e a celebração do Sacramento do matrimônio dentro do atual contexto cultural.

Antes de encerrar suas palavras ditas aos membros da Congregação para a Doutrina da Fé, o Pontífice deixou uma mensagem: “Pensem no bem das crianças e dos jovens, que na comunidade cristã sempre devem ser protegidos e amparados em seu crescimento humano e espiritual.” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas