Santo Padre preside Missa na Festa de Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada, na Basílica de São Pedro
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-02-2014, Gaudium Press) Durante a Celebração Eucarística presidida na Basílica de São Pedro, neste domingo, 02, Festa da Apresentação do Senhor e 18° Dia Mundial da Vida Consagrada, o Papa Francisco afirmou, em sua homilia, que “a Festa da Apresentação de Jesus no Templo é chamada também ‘a festa do encontro’: o encontro entre Jesus e o seu povo; quando Maria e José levaram o seu filho ao Templo de Jerusalém”.
“Aquele foi também um encontro dentro da história do povo, um encontro entre os jovens e os idosos: os jovens eram Maria e José com o seu recém-nascido e os anciãos eram Simeão e Ana, dois personagens que sempre frequentavam o Templo”, contou.
O Pontífice destacou que “este “é um encontro entre os jovens cheios de alegria em observar a Lei do Senhor e os anciãos cheios de alegria pela ação do Espírito Santo”.
“É um singular encontro entre observância e profecia, onde os jovens são os observantes e os anciãos são os proféticos. Na realidade, se refletirmos bem, a observância da Lei é animada pelo mesmo Espírito, e a profecia se cumpre no caminho indicado pela Lei. Quem mais do que Maria é cheia do Espírito Santo? Quem mais do que ela é dócil à sua ação?”, perguntou.
Segundo o Papa, Jesus vem ao nosso encontro na Igreja através do carisma de sua testemunha, pois “isto sempre nos surpreende e nos faz dar graças”.
O Papa ainda ressaltou: “faz bem aos anciãos comunicar a sabedoria aos jovens; e faz bem aos jovens acolher este patrimônio de experiência e de sabedoria e levá-lo adiante, para o bem das respectivas famílias religiosas e de toda a Igreja.”
“Que a graça deste mistério, o mistério do encontro, nos ilumine e nos conforte em nosso caminho”, concluiu. (LMI)





Deixe seu comentário