85 anos do Tratado de Latrão
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 11-02-2014, Gaudium Press) Nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, Dia de Nossa Senhora de Lourdes, são celebrados 85 anos do Tratado de Latrão, assinado em 1929.
Naquela época, o Tratado resolveu de maneira definitiva a “questão romana”, o conflito aberto em 1870 com a anexação de Roma ao Reino da Itália.
O atual Estado da Cidade do Vaticano ocupa a área conhecida como “Ager Vaticanus”, considerada a colina vaticana que não foi ocupada pelas tropas italianas, que tomaram Roma no dia 20 de setembro de 1870, durante o processo de unificação da Itália.
O Vaticano, além de emitir selos e moeda própria (apenas metálica), conta com todos os serviços próprios de um Estado, como uma central telegráfica, estação de rádio (Rádio Vaticano), um jornal (L’Osservatore Romano) e até mesmo uma rede ferroviária, conectada com a ferrovia italiana.
O Tratado de Latrão estabeleceu o Estado soberano da Cidade do Vaticano, declarando que o Catolicismo era a religião oficial da Itália, regulamentado desta forma as relações entre a Igreja e o Estado.
Além disso, o Tratado fixou também o caráter internacional da Santa Sé, reconhecida perante a legislação internacional, que mantém relações diplomáticas com outras nações.
Neste caso, o Estado da Cidade do Vaticano foi instituído como “uma realidade jurídico e política, à qual é necessário identificar e garantir a absoluta e visível independência da Sé Apostólica no exercício de sua elevada missão espiritual no mundo”.
Da redação, com informações Rádio Vaticano





Deixe seu comentário