Na Audiência Geral, Papa encoraja fiéis a se confessarem
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 19-02-2014, Gaudium Press) A Praça São Pedro estava lotada de fiéis que participaram nesta quarta-feira, 19, da Audiência Geral com o Papa Francisco.
Retomando sua catequese sobre os Sacramentos, o Pontífice abordou o Sacramento da Reconciliação, também conhecido como Confissão e Penitência.
Segundo o Papa, este Sacramento é oriundo do mistério pascal, quando Jesus disse a seus discípulos: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados”.
Antes de tudo, continuou, o perdão dos nossos pecados não é algo que podemos dar-nos a nós mesmos.
“Eu não posso dizer: ‘Eu me perdoo dos pecados’. O perdão se pede, se pede a outro, e na Confissão pedimos perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas é dom do Espírito Santo, que derrama sobre nós a graça e a misericórdia do Pai”, disse.
Para o Santo Padre, apesar da forma ordinária da Confissão ser pessoal e secreta, não se deve perder de vista a sua dimensão eclesial, pois não basta pedir perdão a Deus no íntimo do próprio coração, é necessário confessar os pecados ao sacerdote, que representa toda a comunidade eclesial, a qual se reconhece na fragilidade dos seus membros.
O Papa Francisco recordou ainda aqueles que dizem “eu me confesso somente com Deus” e afirmou que os nossos pecados são também contra os irmãos e a Igreja, sendo necessário da nossa parte pedir o perdão a eles na pessoa do sacerdote.
Logo depois, o Pontífice encorajou os fiéis a se confessar:
“Se passou muito tempo, não perca mais um dia: vá em frente que o sacerdote será bom. Jesus é quem está ali? Jesus é o padre mais bondoso de todos, pois nos recebe com tanto amor. Seja corajoso e vá se confessar”, exortou.
Concluindo sua catequese, o Papa ressaltou que o Sacramento da Reconciliação significa deixar-se envolver no abraço da misericórdia infinita do Pai.
“Toda vez que nós nos confessamos, Deus nos abraça, Deus faz festa. Prossigamos nesta estrada”, afirmou. (LMI)





Deixe seu comentário