Secretário de Estado do Vaticano preside Missa pelos 50 anos do “Sacrosanctum Concilium”
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-02-2014, Gaudium Press) Na Basílica de São Pedro, o Secretário de Estado do Vaticano, Dom Pietro Parolin, presidiu nesta quarta-feira, 19, na Basílica de São Pedro, a Celebração Eucarística por ocasião do simpósio dos 50 anos da primeira constituição do Concílio Vaticano II, a “Sacrosanctum Concilium”, sobre a Sagrada Liturgia, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
De acordo com Dom Parolin, o documento foi “um abrigo em que Deus e o homem se encontram. Um canal aberto que do céu traz o Espírito Santo sobre a terra”.
“Nesses dois mil anos, o pensamento cristão encontrou muitas expressões para descrever a importância da liturgia eucarística e há 51 anos, a ‘Sacrosanctum Concilium’ cuida deste complexo de sinais e gestos que tem a tarefa de comunicar a divindade à humanidade”, destacou.
Ao citar uma passagem da “Sacrosanctum Concilium”, o recém-nomeado cardeal pelo Papa Francisco ressaltou que “a Liturgia é simultaneamente a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força”.
Ainda segundo Dom Parolin, essa afirmação pode ser entendida plenamente somente à luz do que é dito pouco antes no documento, sobre a verdadeira natureza da liturgia, definida como exercício do sacerdócio de Jesus Cristo.
Concluindo, o Secretário de Estado afirmou:
“O mistério da vida de Cristo se atualiza na vida da Igreja com a ação do Espírito e a Liturgia é o canal principal, sempre aberto, em que flui a água pura que provém do mistério pascal de Cristo. A liturgia preserva e abre a porta da graça e deve ser cultivada e preservada em sua verdade e finalidade autêntica.” (LMI)





Deixe seu comentário