O consagrado deve ter alegria, dia Cardeal Braz de Aviz
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-02-2014, Gaudium Press) – Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, fez um apelo aos religiosos e religiosas: “Reencontrem a alegria, alegrem-se, porque se um consagrado é triste, é melhor não sê-lo”.
Já tendo em vista o “Ano da Vida Consagrada”, a ser iniciado no primeiro domingo do Advento (30 de novembro), foi lançada a primeira carta aos consagrados. Na quarta-feira ela foi apresentada à imprensa.
Nesta carta estão contidos trechos de discursos do Papa Francisco sobre a vida consagrada para serem estudados e reflexionados.
A vice-Secretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a religiosa Micla Spezzati, apresentando a carta, evidenciou a existência da crise das vocações, mas ressaltou que ainda maior é a “crise de fidelidade” às vocações.
Cursos de formação com a participação de consagrados e religiosas de clausura fazem parte das várias iniciativas já programadas com a finalidade de os jovens consagrados sejam envolvidos e interajam.
Durante esses Cursos de formação serão abordados temas variados que vão desde as relações entre bispos e congregações religiosas até a gestão dos bens e sua possível cessão a católicos leigos, passando pela interpretação do que seja a luta contra o individualismo, proposta e impulsionada pelo Papa Francisco.
Para a imprensa o Secretário da Congregação, Frei José Rodriguez Carballo, lembrou as palavras de Papa Francisco: “não há santidade para a tristeza e não se pode testemunhar com a cara de funeral”. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações Radio Vaticano





Deixe seu comentário