Gaudium news > “Todo o mundo está em guerra: uma guerra mundial a pedaços”, diz Papa Francisco na Casa Santa Marta

“Todo o mundo está em guerra: uma guerra mundial a pedaços”, diz Papa Francisco na Casa Santa Marta

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19/11/2015, Gaudium Press) – Durante a homilia da missa celebrada nesta quinta-feira (19/11), na Casa Santa Marta O Papa Francisco disse que “O mundo inteiro hoje está em guerra para a qual não há justificação”.

A afirmação do pontífice foi feita a partir de seus comentários sobre o trecho do Evangelho de São Lucas proposto para a liturgia de hoje. Nele o evangelista narra que Jesus se comove e chora sobre Jerusalém:

Jesus aproximou-se, e quando viu a cidade, começou a chorar. Depois, disse: “Se também você compreendesse hoje o caminho da paz! Agora, porém, isso está escondido aos seus olhos”.

O Papa repetiu as palavras de Jesus acrescentando:

“Mas também hoje, Jesus chora. Porque nós preferimos o caminho das guerras, o caminho do ódio, o caminho das inimizades. Estamos próximos ao Natal: teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras. O mundo não entendeu o caminho da paz.”

“Em todo lugar existe guerra, hoje, existe ódio”, ressalta. “O mundo, como é hoje, está em guerra, todo o mundo: é uma guerra mundial – a pedaços: aqui, ali, lá, em todos os lugares … – não há nenhuma justificação. E Deus chora. Jesus chora”.

“Nos fará bem também a nós pedir a graça das lágrimas, por este mundo que não reconhece o caminho da paz. Quem vive para fazer a guerra, com o cinismo de dizer para não fazê-la. Peçamos a conversão do coração. Precisamente às portas deste Jubileu da Misericórdia, que o nosso júbilo, a nossa alegria sejam a graça que o mundo reencontre a capacidade de chorar pelos seus crimes, por aquilo que faz com as guerras”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas