VÍDEO – Igreja de Roma mostra Sala Gótica até agora “escondida”
Roma – (Segunda-feira, 14-07-2014, Gaudium Press) – Quem passa, em Roma, diante deste Mosteiro, na Igreja dos Quatro Mártires Coroados, não imagina que suas paredes escondem todo um mundo: Em sua “Sala Gótica” podem ser vistos afrescos que transportam ao universo do século XIII.
O diretor Geral da ARCUS, Ettore Pietrabissa, diz que “Há cerca de dez anos um grupo de especialistas descobriu pela primeira vez que na abóboda da Sala, cobertos por uma camada de tinta, estavam estes afrescos que, pouco a pouco, foram surgindo à luz.”.
Graças a dez anos de restauração, os afrescos luzem novamente com suas cores. Os rostos de seus protagonistas surgem solenes, alegres, falam ao visitante que os vê e os conduzem a um mundo inteiramente diferente.
Andreina Draghi, do Ministerio italiano de turismo afirma que “Partindo desde baixo estão representados os meses do ano, cada um com sua atividade agrícola. Depois estão as artes e mais acima ainda, as quatro estações com os ventos…”
Ettore Pietrabissa explica que “Estes afrescos começam a ser chamados de Capela Sixtina do século XIII. Efetivamente, eles são singulares: correspondem ao único exemplo de um conjunto inteiro de afrescos de 1200 em Roma”.
Os detalhes da Sala Gótica são inumeráveis. Entre eles, está um dos primeiros retratos de São Francisco de Assis, feito cerca de 20 anos depois de sua morte.
Estes “segredos”, e muitos outros ainda, estão abertos à visitação pública pela primeira na Igreja dos Quatro Santos Mártires Coroados, em Roma. E com eles, surge a oportunidade de serem penetrados os pensamentos e as ideias da Idade Média. (JSG)
Clique aqui para ver o VÍDEO
Da Redação com informações RomeReports





Deixe seu comentário