Gaudium news > Vaticano aprova estatutos da Associação Internacional de Exorcistas

Vaticano aprova estatutos da Associação Internacional de Exorcistas

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-07-2014, Gaudium Press) A Congregação para o Clero, mediante decreto divulgado no dia 13 de junho, reconheceu juridicamente a Associação Internacional de Exorcistas (AIE). De acordo com informações difundidas pelo periódico vaticano L’Osservatore Romano, o dicastério da Santa Sé concedeu a pessoa jurídica da associação internacional de fiéis com base no cânon 322, parágrafo 1 do ‘Codex iuris canonici’, aprovando também seus estatutos.associacao_internacional_de_exorcistas.jpg

A iniciativa de criar uma associação internacional que reuni-se exorcistas foi do sacerdote italiano Gabriel Amorth, religioso da Sociedade São Paulo e reconhecido exorcista, que nos anos oitenta começou a impulsionar esta ideia, já que por aquele então se vinham difundindo as práticas ocultas entre os fiéis, vendo-se ameaçados e em perigo, a quem os sacerdotes deviam socorrer.

A razão disso, maturou no Padre Amorth o propósito de reunir os exorcistas para intercambiar reflexões e experiências, e assim também oferecer ajuda concreta e eficaz para quantos se relacionam com eles; nascendo assim, em 4 de setembro de 1991, a Associação Italiana de Exorcistas (AIE).

Para o Padre Francesco Bamonte, presidente da AIE desde o ano de 2012, a aprovação da Associação “é um motivo de alegria, não só para os associados, mas para toda a Igreja”. O sacerdote recordou igualmente que Deus constantemente chama a alguns sacerdotes “a este precioso ministério do exorcismo e da liberação”, com a tarefa de “acompanhar com humildade, Fé e caridade” aquelas pessoas que necessitam de uma específica atenção espiritual”, como citou o diário Vaticano.

Em outro meio de comunicação, desta vez o Vatican Insider, o Padre Bamonte também manifestou seu desejo de que outros sacerdotes se deem conta desta dramática realidade, em ocasiões ignoradas e desvalorizadas. “O exorcismo é uma forma de caridade em benefício das pessoas que sofrem; que entra, sem dúvida, entre as obras de misericórdia corporais e espirituais”, referiu o sacerdote.

Atualmente a Associação Internacional de Exorcistas conta com 250 sacerdotes de 30 países que se dedicam a este trabalho pastoral. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas