Gaudium news > Designado novo Assistente Pontifício para os Legionários de Cristo

Designado novo Assistente Pontifício para os Legionários de Cristo

Roma – (Sexta-feira, 04-07-2014, Gaudium Press) – O jesuíta Padre Gianfranco Ghirlanda foi designado pela Santa Sé como novo assistente pontifício para os Legionários de Cristo em seu processo de renovação.

Eles expressaram sua gratidão pela nomeação: “Recebemos esta nomeação com muita gratidão, porque é um especialista que sabe muito e nos dará muita segurança. Vai nos ajudar, sem dúvida, a não nos equivocarmos no caminho,” afirmou o porta-voz dos Legionários de Cristo em Roma, Benjamin Clariond.

Padre Ghirlanda vai assessorá-los na busca de uma configuração canônica para o movimento apostolado “Regnum Christi” e na direção entre as distintas vocações que o formam: sacerdotes religiosos, leigos consagrados, consagradas, leigos e sacerdotes diocesanos.

A nomeação do novo assessor ocorreu na quinta-feira, dia 3, durante reunião coordenada pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, o brasileiro Cardeal João Braz de Aviz, e o secretário do dicasterio, Dom José Rodriguez Carballo.

O Diretor-Geral dos Legionários de Cristo, Eduardo Robles-Gil, e outros membros do conselho-Geral também estiveram neste encontro que ocorreu no Centro de Estudos Superiores dos Legionários em Roma.

O porta voz Clariond transmitiu a satisfação que agora sentem ao poder contar com a orientação de Ghirlanda, uma figura que já era uma referência para os legionários. “Em 19 de março deste ano, a comissão encarregada da revisão do estatuto do ‘Regnum Christi’ já havia nomeado Ghirlanda consultor. O fato de a Santa Sé tê-lo designado agora como assessor nos enche de gratidão, porque é uma pessoa que os legionários queriam,” disse ele.

Em comunicado, os Legionários de Cristo explicaram que Ghirlanda poderá participar das reuniões do Conselho-Geral que considere oportuno. Assim, a congregação confia que o jesuíta italiano possa seguir apoiando a congregação “a superar definitivamente a difícil crise institucional vivida nos últimos anos.” O assessor do Vaticano acompanhará nos próximos anos os Legionários em Cristo no seu processo de renovação da congregação e a necessidade de redefinir seu carisma. Legião de Cristo conta com 900 sacerdotes, 3 mil seminaristas e está presente em 18 países. (JSG)

Da Redação – Com informações Rádio Vaticana

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas