VÍDEO – Os meios de comunicação do Vaticano
Cidade do Vaticano – (Sexta-feira, 11-07-2014, Gaudium Press) – São cinco os meios de comunicação que dependem do Vaticano. Os mais importantes são L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano e o Centro Televisivo Vaticano.
Os outros dois são as páginas web: News.va e a Agencia Fides, que depende da Congregação para a Evangelização dos Povos.
O mais forte de todos é o aplicativo The Pope App.
O mais antigo dos meios de comunicação é L’Osservatore Romano. Sua primeira edição foi em 1861. Sua edição diária é em italiano, mas, semanalmente é editado em outros 7 idiomas.
A Rádio Vaticana tem mais de 400 funcionários e seus serviços radiofônicos são realizados em 41 idiomas.
O Centro Televisivo Vaticano oferece imagens televisivas e transmissões ao vivo de mais de 130 eventos anuais. Entre eles estão o Ângelus, as Audiências Gerais e as Cerimônias litúrgicas.
As câmaras do CTV acompanham o Papa onde quer que ele vá e captam todos os seus gestos.
O News.va é a mais completa página web de informações do Vaticano. É editada em cinco idiomas e transcreve as notícias de maior destaque publicadas nos meios de comunicação da Santa Sé.
O Vaticano tem uma página web institucional, a Vatican Information Service, e ainda a Sala de Imprensa.
Também o Pontifício Conselho para a Comunicações Sociais dedica-se aos meios de comunicação. Sua última criação foi o “The Pope App” que está centrado na figura do Papa e, desde o seu lançamento em janeiro de 2013, tem mais de 400.000 dow loads.
O Vaticano vem incorporando as novas tecnologias a seu complexo mediático: a Internet, as redes sociais e a telefonia móvel foram os campos onde mais desenvolveu nos últimos anos. (JSG)
Clique aqui para ver o VÍDEO
Da Redação, com informações Rome Reports





Deixe seu comentário