VÍDEO – O Papa recebe correspondências…
Cidade do Vaticano – (Terça-feira, 15-07-2014, Gaudium Press) – O Papa recebe correspondências… e recebe muita correspondência!
Milhares de cartas chegam toda semana ao Correio do Vaticano e, uma a uma, todas passam por um manuseio criterioso.
O Padre Stefano Bortolato, dos Correios do Vaticano nos diz que “As cartas são para o Papa, para dicastérios, bispos e cardeais que residem no Vaticano”.
Segundo o Padre o Papa recebe aproximadamente 6.000 cartas a cada semana, o que alcança o número de 300.000 cartas por ano. Elas são classificadas e separadas das outras cartas para depois serem entregues aos auxiliares do Papa, no Departamento de Estado do Vaticano.
“Não sabemos o que dizem as cartas porque não as abrimos e não estamos com Papa quando ele as vê. O que sabemos é que ele as recebe diretamente, as abre e lê algumas delas” diz o funcionário dos Correios.
Como o Vaticano é um Estado independente, ele tem seu próprio Correio, envia e recebe correspondências de todas as partes e para todo o mundo.
Uma curiosidade é que, hoje em dia, é mais fácil escrever uma carta ou enviar um tweet, mas o Papa gosta de comunicar-se do modo mais tradicional: por telefone ou respondendo diretamente as cartas.
O Vaticano tem um sistema para verificar se as cartas são autênticas. Por exemplo, num pedido de ajuda, terá mais crédito uma carta enviada pela paróquia ou diocese.
Mas, a maioria das cartas que chegam trazem pedidos de orações.
“Ao lermos os endereços das cartas, percebemos que desde a eleição do Papa Francisco, temos recebido muito mais correspondências da América Latina”, informa o Padre Stefano.
No menor Estado do Mundo recebe-se correspondências de todos os cantos do planeta. Apesar dos milhares de cartas que chegam, as pessoas ainda escrevem com a esperança de que a sua chegará ao escritório e… até as mãos do Papa. (JSG)
Da Redação, com informações RomeReports
Clique aqui para ver o VÍDEO





Deixe seu comentário