Gaudium news > Brasil: Mudança no Episcopado

Brasil: Mudança no Episcopado

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06-08-2014, Gaudium Press) – Com a renúncia de Dom Osvino José Both do cargo de Arcebispo Ordinário Militar a função estava sem titular. Agora o posto será ocupado por Dom Fernando José MonteiroDom Fernando Guimarães.jpgGuimarães, que deixa a Diocese de Garanhuns, em Pernambuco.

O novo Ordinário Militar pertence Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentoristas. É pernambucano, nasceu em Recife. Estudou em Juiz de Fora e São João del Rei, em Minas Gerais e completou seu doutoramento em Teologia Moral em Roma, instituto Alfonsianum. Cursou o Mestrado em Direito Canônico na Universidade de Navarra, na Espanha. Ordenou-se sacerdote em 1971.
Trabalhou, incialmente, na Arquidiocese do Rio. Depois serviu na Cúria romana onde desempenhou várias funções até 2008. Dom Fernando Guimarães é Perito, tendo sido membro de várias Congregações, consultor e professor. Retornou ao Brasil quando foi nomeado Bispo de Garanhuns, no Estado de Pernambuco.

Ordinariado Militar

O Ordinariado Militar do Brasil organiza e coordena os serviços de todas as capelanias militares católicas do Brasil.
Trata-se de uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, subordinada diretamente à Santa Sé que participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A sé episcopal está na Catedral Militar Santa Maria dos Militares ‘Rainha da Paz’, na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

O Ordinariado Militar do Brasil foi erigido a 6 de novembro de 1950, pelo Papa Pio XII, como Vicariato Castrense do Brasil. Por força da Constituição Apostólica Spirituali Militum Curae, de 21 de abril de 1986. Passou a ser Ordinariado Militar, depois do aordo diplomático ntre a Santa Sé e República Federativa do Brasil, ssinado em 23 de outubro de 1989.

Dom Fernando Guimarães é o quinto Arcebispo Militar do Brasil. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas