“O lugar privilegiado para o encontro com Cristo é em nossos pecados”, diz Papa
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-09-2014, Gaudium Press) A força da vida cristã está no encontro de nossos pecados com Cristo, esse que salva-nos, segundo as palavras do Papa Francisco, durante a Santa Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta quinta-feira, dia 4 de setembro.
Baseando-se em uma das passagens da Primeira Carta de São Paulo, o Santo Padre explicou sobre a força transformadora da Palavra de Deus, quando o Apóstolo diz que quem “se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio”, pois “a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus.”
“São Paulo nos diz que a força da Palavra de Deus, aquela que transforma o coração e muda o mundo, que nos dá esperança e nos dá a vida, não está na sabedoria humana; não está em belas palavras ou na inteligência do homem. Isto é loucura. A força da Palavra de Deus provém de outro lugar; passa pelo coração do pregador. É por isso que Paulo diz aos pregadores: ‘Tornem-se loucos’, ou seja, não coloquem sua segurança em sua sabedoria”, disse.
Ainda de acordo com Francisco, São Pedro, na passagem que reflete a pesca milagrosa, “faz a experiência de encontrar Cristo olhando ao próprio pecado”, observando a força de Jesus e vendo a si mesmo. “Atira-se aos seus pés e diz: ‘Senhor, afasta-te de mim porque sou um pecador’. Neste encontro entre Cristo e os pecados está a salvação”.
“O lugar privilegiado para o encontro com Jesus Cristo é em nossos pecados. Quando o cristão não é capaz de se sentir um pecador, salvo pelo sangue de Cristo, Crucificado, ele se torna um ‘meio-cristão’, um ‘cristão morno’. A força da Palavra de Deus e da vida cristã reside naquele preciso momento em que eu, pecador, encontro Jesus Cristo, e aquele encontro transforma a minha a vida e dá a força de anunciar aos outros a salvação”, ressaltou.
No final de sua homilia, o Papa Francisco resolveu indagar os fiéis presentes na celebração:
“Somos capazes de dizer ao Senhor que somos pecadores e confessar concretamente o pecado? Somos capazes de crer que Ele, com o Seu Sangue, nos salvou do pecado e nos deu uma vida nova? Temos confiança em Cristo?”, concluiu. (LMI)





Deixe seu comentário