Gaudium news > Santa Sé divulga lista dos participantes no Sínodo Extraordinário sobre a Família

Santa Sé divulga lista dos participantes no Sínodo Extraordinário sobre a Família

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-09-2014, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou a lista completa dos Padre Sinodais e outros participantes da Terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que tratará dos desafios pastorais da família no contexto da Evangelização. Dos 191 Padres Sinodais, 162 correspondem a participantes “Ex oficio”, três por eleições e 26 por nomeação pontifícia direta. Os restantes 62 correspondem a especialistas, auditores e delegados fraternos.

Santa Se.jpg

Os nomes dos participantes foram publicados de acordo com sua ordem de participação, partindo do Papa Francisco, Presidente do Sínodo, o Secretário Geral, Cardeal Lorenzo Baldisseri, os Presidentes delegados Cardeal André Vingt-Trois (Arcebispo de Paris), Cardeal Luis Antonio Tagle (Arcebispo de Manila e Cardeal Raymundo Damasceno ASSIS (Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Episcopal do Brasil). O Relator Geral será o Cardeal Peter Erdo, Presidente do Conselho de Conferências Episcopais da Europa, enquanto que o Secretário Especial será Dom Bruno Forte (Arcebispo de Chieti-Vasto). A comissão para a Mensagem será presidida pelo Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e seu vice-presidente será o Arcebispo argentino Dom Víctor Manuel Fernández.

Os participantes ex oficio incluem além disso aos prelados que dirigem as Igrejas Orientais em comunhão com a Santa Sé (13), e os Presidentes das Conferências Episcopais ao redor do mundo (114). A eles se somam os 15 Membros do Conselho Ordinário – dos quais três são os Presidentes Delegados antes nomeados e seis são participantes ex oficio -, três nominados da União de Superiores Gerais e todos os Prefeitos e Presidentes dos Dicastérios da Santa Sé (25). Os 15 Membros do Conselho Ordinário são: Cardeal Timothy Dolan – Arcebispo de Nova York -, Cardeal Peter Erdo, Dom Bruno Forte, Cardeal Oswald Gracias, Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Cardeal Wilfrid Fox Napier, Cardeal George Pell, Cardeal Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo, Brasil -, Cardeal Christoph Schönborn, Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk – que dirige a Igreja Greco Católica Ucraniana – Dom Santiago Jaime Silva Retamales – Secretário geral do CELAM – Cardeal Luis Antonio Tagle, Cardeal Donald William Wuerl, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson e Dom Salvatore Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.

O Papa Francisco selecionou como participantes a 14 purpurados (Cardeal Angelo Sodano, Cardeal Godfried Danneels, Cardeal Walter Kasper, Cardeal Angelo Scola, Cardeal Carlo Caffarra, Cardeal Lluís Martínez Sistach, Cardeal André Vingt-Trois, Cardeal John Ton Hong, Cardeal Orani João Tempesta – Arcebispo do Rio de Janeiro -, Cardeal Andrew Yeom Soo-Jung, Cardeal Philippe Nakellentuba Ouédraogo, Cardeal Fernando Sebastián Aguilar, Cardeal Elio Sgreccia e Cardeal Giuseppe Bertello), cinco Arcebispos (Dom Giovanni Tonucci, Dom Edoardo Menichelli, Dom Carlos Aguiar Retes – Arcebispo de Tlalnepantla, México, e Presidente do CELAM -, Dom Anil Joseph Thomas Couto, e Dom Víctor Manuel Fernández), e quatro Bispos (Dom Alonso Gerardo Garza Treviño – Bispo de Piedras Negras, México -, Dom Enrico Solmi – Presidente da Comissão de Vida e Família da Conferência Episcopal Italiana – e Dom Pio Vito Pinto, Decano do Tribunal da Rota Romana. Três sacerdotes completam a lista dos nomeados papais: Padre François-Xavier Dumortier, Padre Antonio Spadaro e Padre Manuel Jesús Arroba Conde. O sub-secretário do Sínodo dos Bispos, Dom Fabio Fabene, completa a lista dos participantes.

Outros participantes incluem a 16 especialistas, 38 auditores – entre os quais estão 13 casais de esposos – e oito delegados fraternos. Entre eles se destacam o Padre Arul Raj Gali, diretor do Ministério Familiar da Santa Cruz na Índia; Rodrigo Guerra López, Diretor geral do Centro de Investigação Social Avançada do México; Carmen Peña García, espanhola especialista em Matrimônio e Direito Canônico; os casais León Botolo e Marie Valentine Kisanga Sosawe, fundadores da Comunidade Família Cristã no Congo; os casais George e Cynthia Campos, Diretor e Membro respectivamente do movimento Casais para Cristo em Filipinas; Os esposos Luis Jensen Acuña e Pilar Escudero de Acuña – que é Membro do Pontifício Conselho para os Leigos -, membros do Instituto Schoenstatt para a Família do Chile e a Dra Ilva Myriam Hoyos Castañeda, reconhecida jurista colombiana que atualmente é Procuradora delegada para a defensa dos direitos da infância, adolescência e da família na Colômbia.

Estes 253 participantes se reuniram na Cidade do Vaticano entre os dias 05 a 19 de outubro para avaliar a situação atual das famílias e os desafios pastorais para sua proteção e promoção em ambientes e condições cada vez mais complexas diante do compromisso da Igreja pela Nova Evangelização. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas