Gaudium news > Reflexões sobre três dimensões da vida cristã, segundo Francisco: anúncio, intercessão e esperança

Reflexões sobre três dimensões da vida cristã, segundo Francisco: anúncio, intercessão e esperança

Cidade do Vaticano – (Sexta-feira, 22/04/2016, Gaudium Press) – Missa celebrada hoje na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco disse que o cristão não pode calar o anúncio de Jesus.

Inspirando-se nas leituras do dia, Francisco refletiu sobre três dimensões da vida cristã: anúncio, intercessão e esperança.

O anúncio: Jesus está vivo e os Apóstolos anunciam-no aos judeus e aos pagãos testemunhando também com a sua vida, disse o Papa:

“Quando João e Pedro foram levados ao Sinédrio, depois da cura do paralítico, os sacerdotes proibiram-nos de falar no nome de Jesus, da Ressurreição, e eles, com toda a coragem e simplicidade diziam: ‘Nós não podemos calar aquilo que vimos e ouvimos, o anúncio. E nós, cristãos pela fé, temos o Espírito Santo dentro de nós, que nos faz ver e escutar a verdade sobre Jesus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Este é o anúncio da vida cristã: Cristo está vivo! Cristo ressuscitou, Cristo está entre nós na comunidade, acompanha-nos no caminho.”

Em seguida, após falar sobre a dimensão do anúncio, o Papa Francisco recordou a Última Ceia quando Jesus disse a seus discípulos:

“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Vou preparar um lugar para vós”.

Foi quando o Pontífice assegurou que “Jesus reza por nós e esta é a intercessão”. E também agora, afirmou: “Jesus é o intercessor entre o Pai e nós”.

A terceira dimensão de que Francisco tratou foi a esperança.

Junto com o anúncio e a intercessão ela forma as três dimensões da vida cristã.

Disse o Papa: toda a Igreja “aguarda a vinda de Jesus: Ele voltará. E esta é a esperança cristã”, disse Francisco que, em seguida, concluiu a sua homilia apresentando pontos para reflexão:

“Podemo-nos perguntar, cada um de nós: como é o anúncio na minha vida? Como é a minha relação com Jesus que intercede por mim? E como é a minha esperança?

Acredito realmente que o Senhor ressuscitou?

Acredito que reza por mim ao Pai? Toda as vezes que o chamo, Ele reza por mim, intercede por mim.

Acredito realmente que o Senhor voltará?

Vai fazer nos bem perguntar isso sobre a nossa fé: acredito no anúncio? Acredito na intercessão? Sou um homem ou uma mulher de esperança?” (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações RV

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas