Para o Papa as prisões de hoje são reflexo da sociedade contemporânea
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 08-11-2019, Gaudium Press) “É mais fácil reprimir do que educar”. Estas foram palavras do Papa Francisco esta manhã, 08-11, ao receber em audiência, no Vaticano, os participantes do “Encontro sobre o Desenvolvimento Humano Integral e a Pastoral Penitenciária Católica”.
Os desafios da pastoral penitenciária estiveram no centro do discurso do Papa Francisco aos participantes desse encontro internacional promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, concluído hoje, sexta-feira (08/11), em Roma.
Segundo afirmações feitas por Francisco em seu discurso, a situação dos cárceres segue sendo o reflexo da nossa realidade social e consequência de nosso egoísmo e indiferença sintetizados na cultura do descarte.
Muitas vezes, afirmou, a sociedade procura no isolamento e no encarceramento a solução última aos problemas da vida em comunidade.
” É mais fácil reprimir que educar – diria que é mais cômodo também -, negar a injustiça presente na sociedade e criar estes espaços para fechar no esquecimento os infratores, do que oferecer igualdade de oportunidades de desenvolvimento a todos os cidadãos. “
(JSG)
Deixe seu comentário