Gaudium news > Presépio de Sant’Anna, no Vaticano, mostra Jesus como centro da História da Humanidade

Presépio de Sant’Anna, no Vaticano, mostra Jesus como centro da História da Humanidade

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-12-2018, Gaudium Press) Na quarta-feira, 26 de dezembro, quando foi presidir a Missa dedicada a Santo Estêvão, protomártir do cristianismo, na Paróquia de Sant’Anna, no Vaticano, Dom Ângelo Comastri, vigário do Papa para o Estado da Cidade do Vaticano, abençoou um novo presépio montado naquela Igreja.

Presépio de Sant?Anna, no Vaticano, mostra Cristo como centro da História da Humanidade.jpg

O presépio da Paróquia de Sant’Anna procura mostrar que Cristo renasce todos os dias e que Deus entra na história de cada um sem mudar a individualidade, mas que, para se regenerar na vida nova ensinada por Jesus, é necessário o Batismo.

Padre Bruno Silvestrini, pároco da paróquia do Papa, explica que o presépio 2018 tem a intensão de mostrar que Deus age silenciosamente e que a mudança causada pela presença de Cristo na vida de cada pessoa deve ocorrer sem negligenciar nada do que somos chamados a fazer.

As cenas do Presépio

Mariano Piampiani, Sandro Brillarelli e Alberto Taborro são os três artesãos italianos de Tolentino que, há mais de dez anos, a cada ano, por ocasião do Santo Natal, executam e doam um arranjo natalino diferente para a Paróquia. Os artesãos mesmo projetam e executam o cenário do presépio de Sant’Anna, no Vaticano.

Para este ano de 2018 eles prepararam um presépio com quatro representações:

à direita é mostrada a cena da Anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria que muda a história da humanidade, enquanto a vida continua; à esquerda do cenário foi colocada a cena típica que caracteriza o nascimento de Jesus com a manjedoura, os animais e os pastores; atrás, no fundo do cenário, está o templo de Jerusalém dominado por um céu que, além de fases diferentes que vão do borrascoso até o sereno, traz também um arco-íris que simboliza a nova aliança de Deus com os homens estabelecida com Jesus, o Messias; no centro do cenário foi colocado o rio Jordão com o intuito de recordar o renascimento em Cristo que ocorre com o Batismo.

Jesus centro da História

O Presépio da Paróquia de Sant’Anna conta com vários detalhes em sua elaboração com o intuito de tornar mais sugestivas as cenas.

Os detalhes nele colocados vão desde a paisagem feita de casas de pedra, pequenas colinas, pastos e vida rural até os rostos dos personagens espalhados pelo presépio, da alternância do dia e da noite ao aparecimento da estrela cometa que guiou os Reis Magos, do ruído do Rio Jordão que corre ao nevoeiro do amanhecer.

Tudo isso surpreende, enriquece e torna mais “educativo” e belo o Presépio.

Mas, além da reprodução minuciosa de todos os seus elementos, há um detalhe que não pode ser esquecido: tudo se converge para o Menino Jesus, o Verbo encarnado, o Deus que se fez homem entre os homens.

Tudo se volta para Jesus Cristo, sinal na terra do infinito amor de Deus por suas criaturas.

E este é o grande mérito do Presépio da Paróquia de Sant’Anna, no Vaticano. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas