Celebrar a Páscoa com uma peregrinação à Fátima, Lourdes ou Roma
Roma – Itália (Quarta-feira, 27-02-2019, Gaudium Press) Com um convite a viver o mistério da Fé peregrinando durante a Páscoa, a Obra Romana das Peregrinações (ORP), desenvolveu três propostas para celebrar este tempo de um modo especial. Trata-se da Santa Páscoa em Roma, Fátima ou Portugal.
“Celebrar a Páscoa, é voltar a crer que Deus irrompe e não deixa de irromper em nossas histórias desafiando nossos ‘conformantes’ e paralisadores determinismos. Celebrar a Páscoa é deixar que Jesus vença essa pussilânime atitude que tantas vezes nos rodeia e tenta sepultar todo tipo de esperança”, são palavras do Papa Francisco, pronunciadas durante a Vigília Pascal de 31 de março de 2018, com as quais a ORP se inspira para o itinerário de Fé nestes três lugares.
A Páscoa em Roma, consiste em três dias, começando em 19 de abril, Sexta-feira Santa e terminando no dia 21, Domingo da Ressurreição.
“Viver a Páscoa em Roma significa fazer uma particular experiência da Igreja: participar com a comunidade cristã reunida em torno do Bispo de Roma, o Papa, na Basílica que custodia a memória do martírio do apóstolo Pedro, para a festa mais importante de nossa Fé cristã”, indicam desde a ORP.
Entretanto a proposta em Fátima, é um convite para celebrar este tempo com Maria, a “anunciadora da alegria pascal”.
O programa da viagem consta de quatro dias, desde o dia 19 a 22 de abril, partindo de Roma até Lisboa e depois Fátima. Visitando alguns lugares emblemáticos em Lisboa, como a Catedral e a Igreja de Santo Antônio de Pádua; e o Santuário de Fátima como tal.
“Nossa Senhora, em Fátima, renova a Boa Notícia do amor de Deus: nos convida a todos a participar em seu plano de salvação para que ninguém fique excluído. Páscoa em Fátima significa aprofundar na intimidade com Deus, para atrair forças e esperança no caminho difícil da vida”, assinala a ORP.
Já a proposta de uma Páscoa em Lourdes é uma convocatória a vivenciar a alegria da Ressurreição desde o Santuário Mariano. A peregrinação, também de quatro dias, desde 19 até 22 de abril, se desenvolverá a partir de Roma até Lourdes, onde haverá diversas atividades em torno da gruta das aparições, visita à Basílica, um percurso pelos passos de Santa Bernadete, momentos de oração, entre outros.
“Em Lourdes, buscar alívio e esperança, permitir que Nossa Senhora nos console, nos faça sentir sua presença e nos assegure: o mal e a morte não terão a última palavra. Maria confirma com toda sua existência, porque é uma testemunha viva da vitória de Cristo”, diz a ORP sobre a peregrinação.
A Obra Romana das Peregrinações é conhecida como a “agência de viagens do Vaticano”. Nasceu há oito décadas como uma iniciativa do Vicariato da Diocese de Roma para promover o encontro de Deus por meio das peregrinações. (EPC)
Deixe seu comentário