A Quarta-feira de Cinzas do Papa, os Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-02-2020, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou a jornalistas que na Quarta-feira de Cinzas o Papa Francisco participará da procissão que sai da Basílica Beneditina de Santo Anselmo e segue na direção da Basílica Santa Sabina onde presidira a Santa Missa e participa das cerimônias da abertura da Quaresma.
Francisco presidirá a Santa Missa com o rito da Imposição das Cinzas em Saanta Sabina. Foto: WordPress |
A Basílica de Santo Anselmo está localizada na colina do monte Aventino. De sua torre construída em estilo neorromânico pode-se ver a cúpula da Basílica de São Pedro.
A procissão da Quarta-feira de Cinzas que sai de Santo Anselmo em direção à Basílica de Santa Sabina é uma tradição iniciada por João XXIII há 48 anos.
A procissão deste ano deve ser no dia 26 de fevereiro e tem seu início previsto para as 16h30 com uma Liturgia.
Após o ato litúrgico inicia-se o deslocamento do cortejo processional até a Basílica de Santa Sabina do qual farão parte cardeais, bispos, monges beneditinos, monges dominicanos e alguns leigos.
Em Santa Sabina o Papa Francisco presidirá a Santa Missa com o rito da Imposição das Cinzas, que, como é sabido, é um ato penitencial que foi iniciado ainda na Idade Média.
Exercícios Espirituais e Pregações Quaresmais
No dia 1º de março, o Papa Francisco, acompanhado por seus colaboradores da Cúria Romana, dirige-se até a localidade de Ariccia para praticar os “Exercícios Espirituais da Quaresma” que deverão prolongar-se até a sexta-feira, 6 de março.
Frei Raniero Cantalamessa
Como tem acontecido nos últimos anos, o pregador da Casa Pontifícia, padre Raniero Cantalamessa, O.F.M. Cap proporá ao Papa Francisco e à Cúria Romana as reflexões para a Quaresma 2020.
As reuniões para as pregações serão realizadas na Sala Clementina do Palácio Apostólico, de 6 de março a 3 de abril, sempre às 9 horas das sextas-feiras da Quaresma.
Os temas propostos para este ano são:
A 6 de março, uma meditação introdutória ao tempo e ao espírito da Quaresma, intitulada “Mettere la scure alla radice” (Por o machado na raiz);
em 20 de março, “Maria durante a vida pública de Jesus”;
em 27 de março, “Maria ao pé da Cruz, modelo de esperança”
e em 3 de abril, “Maria Mãe da Igreja na ordem da graça”.
Francisco estará ausente na primeira pregação do Frei Capuchinho por estar participando dos Exercícios Espirituais, em Ariccia.
(JSG)
Deixe seu comentário