Papa e Cúria Romana terão retiro Quaresmal pregado por Monge Beneditino
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-02-2019, Gaudium Press) Nesta Quaresma, os Exercícios espirituais para o Papa Francisco e a Cúria Romana serão pregados por um sacerdote monge beneditino.
As meditações do recolhimento serão realizadas pelo abade da Abadia de São Miniato, no Monte de Florença, Dom Bernardo Francesco Maria Gianni, entre os dias 10 e 15 de Março, na Casa “Divino Mestre de Ariccia, nas proximidades de Roma.
O tema dos Exercícios espirituais será:
“A cidade dos desejos ardentes. Para olhares e gestos pascais na vida do mundo”.
Programa
Os Exercício terão início no domingo, 10 de março, às 16h locais. De segunda a quinta-feira haverá duas meditações por dia, uma pela manhã, às 10h; e outra na parte da tarde, às 16h30.
Na sexta-feira, 15 de março, haverá somente a meditação da manhã, seguida do retorno ao Vaticano.
O dia no retiro espiritual inicia-se cada dia com a santa missa e conclui com as Vésperas e a adoração eucarística.
Temas das Meditações
Os temas das 10 meditações serão os seguintes:
“Estamos aqui para isto” (introdução dominical);
“O sonho de La Pira” e “Estamos aqui para reacender as brasas com o nosso hálito” (segunda-feira);
“O presente de infâmia, de sangue, de indiferença” e “Recordai?” (terça-feira);
“Os desejos ardentes” e “Suas Bandeiras de paz e de amizade” (quarta-feira); “Apertemo-nos as mãos” e “A noite estrelou forte” (quinta-feira);
“A cidade colocada no monte” (conclusão de sexta-feira).
Bernardo Francesco
O abade Pe. Bernardo Francesco nasceu em 1968 em Prato, na região italiana da Toscana. É prior de São Miniato desde 2009, abade desde 2015.
Ele foi membro da junta do Comitê preparatório do V Congresso Nacional da Igreja Italiana, que se realizou em Florença em 2015, com a visita do Papa Francisco em 10 de novembro.
Durante os dias dos Exercícios espirituais o Santo Padre suspenderá todas as audiências, inclusive a audiência geral da quarta-feira, 13 de março, sexto aniversário de sua eleição pontifícia. (JSG)
Deixe seu comentário