Papa celebra Missa pela Caritas Internacional em sua 21ª Assembleia Geral
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-05-2019, Gaudium Press) Por ocasião da 21ª Assembleia Geral da Caritas Internacional, o Papa Francisco celebrou, na terça-feira, 23/05, uma Missa, pedindo atenção à “voz dos últimos” e prioridade às pessoas, na ação social da Igreja Católica:
“É sempre importante ouvir a voz de todos, especialmente dos pequenos e dos últimos. No mundo, quem dispõe de mais meios fala mais, mas entre nós não pode ser assim, porque Deus gosta de revelar-se através dos pequenos e dos últimos”, disse Francisco na homilia da celebração realizada na Basílica de São Pedro.
A 21ª assembleia geral da ‘Caritas Internationalis’ continua até 28 de maio, em Roma, reunindo representantes de 168 organizações nacionais.
A confederação internacional da Caritas debate o tema “Uma Família Humana, Uma Casa Comum”.
Representantes das 164 organizações nacionais membros da confederação Caritas, vão eleger o novo secretário-geral da Caritas Internationalis.
Papa Aconselha
Francisco falou numa tenção de “prestar culto” às próprias ações, ficando refém de critérios de eficiência e mundanos, nas organizações católicas de solidariedade, às quais recomendou “humildade, comunhão, renúncia.”
Também apresentou o Evangelho como “modelo de vida” para todos os participantes da Assembleia, aos quais recomendou que evitem respostas “pré-fabricadas” para os problemas.
O Papa Falou ainda: “Como Igreja, não somos chamados a compromissos empresariais, mas a ardores evangélicos” e realçou que a Igreja Católica discerne as situações não diante do computador, mas diante da realidade das pessoas:
Pessoas, antes dos programas, com o olhar humilde de quem sabe buscar nos outros a presença de Deus, que não mora na grandeza do que fazemos, mas na pequenez dos pobres que encontramos”, observou. (JSG)
Deixe seu comentário