Na Audiência Geral, Papa recorda viagem à Romênia
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-06-2019, Gaudium Press) A ainda recente viagem do Papa Francisco à Romênia foi o tema da Audiência Geral desta quarta-feira, 05 de junho de 2019.
Fiéis, peregrinos e turistas reunidos na Praça São Pedro ouviram Francisco agradecer as autoridades romenas, recordar o que ele considerou as principais etapas de sua visita e concluir com a afirmação de que a viagem foi um êxito ao alcançar os objetivos desejados.
O Pontífice afirmou que o lema da viagem, “caminhar juntos”, foi concretizado no programa:
“Os diversos encontros evidenciaram o valor e a exigência de caminhar juntos…”
Comunidade Católica e Mártires
Francisco recordou seu contato com a comunidade católica da Romênia que pertence ao rito greco-latino e que, para ele, está “viva e ativa”.
O Papa recordou os momentos em comum vividos com a comunidade católica, sendo um deles a Divina Liturgia em Blaj, quando foram beatificados sete bispos mártires greco-católicos, perseguidos e, por fim assassinados pelo regime comunista que dirigia o país naquela quadra histórica.
Francisco recordou um desses bispos mártires: Dom Iuliu Hossu.
Durante seu encarceramento, Dom Iuliu escreveu seu pensamento sobre o que se passava com ele e seus companheiros de prisão:
“Deus nos mandou nessas trevas do sofrimento para dar o perdão e rezar pela conversão de todos”.
Segundo disse o Pontífice, “Pensando nas terríveis torturas a que foram submetidos, essas palavras são um testemunho de misericórdia”, afirmou o Papa.
Ao concluir suas palavras, Francisco pediu a intercessão da Virgem Maria para que a viagem apostólica traga abundantes frutos para a Romênia e para a Igreja naquelas terras. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)
Deixe seu comentário