Diocese de Caxias do Sul celebra seus 80 anos com Missa Solene
Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 04/09/2014, Gaudium Press) Na próxima segunda-feira, dia 8 de setembro, a Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, celebrará seus 80 anos de criação, com uma Celebração Eucarística solene, ao meio-dia. A cerimônia, que ocorrerá na Catedral Diocesana, será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, que usará o báculo do primeiro Bispo da região, Dom José Barea.
Para o Prelado, será um momento de agradecer a Deus pelos 80 anos de história, marcados por muita Fé e coragem da comunidade, e ainda pedir ao Pai que auxilie a Diocese a viver com mais alegria e vigor a sua missão.
Ainda dentro da programação festiva dos 80 anos, acontecerá, de 8 a 11 de setembro, a Semana Teológica, com o tema “Fé Cristã em Tempo de Mudança”. As atividade serão realizadas das 19h30 às 22h, no auditório do Colégio Murialdo. No dia 23 de setembro, haverá a inauguração do Museu Diocesano Dom José Barea, e as visitas pastorais de Dom Ruffinoni cada paróquia durante o ano jubilar, que encerra dia 8 de setembro de 2015.
As comemorações seguirão durante o mês de outubro também: lançamento do livro “Seminário Aparecida, 75 anos cultivando vocações”, na Feira do Livro de Caxias do Sul; Retiro para Presbíteros da Diocese, com o tema “A dimensão humana e espiritual do presbítero”; Encontro para Seminaristas, no Seminário São José e o lançamento do Documentário com a história da Diocese contada por padres de diferentes gerações.
A programação dos 80 anos de criação da Diocese de Caxias do Sul teve início no dia 19 de março, dia em que o Seminário Nossa Senhora Aparecida completou 75 anos de inauguração, e se encerrará no dia 6 de setembro de 2015. O Ano Jubilar tem como lema “Ainda tens um longo caminho a percorrer” (I Rs 19,7).
História da Diocese de Caxias do Sul
A Diocese gaúcha foi criada no dia 8 de setembro de 1934, pela Bula “Quae Spirituali Christifidelium” do Papa Pio XI, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 10 de novembro de 1966, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a se chamar Diocese de Caxias Do Sul.
O 1º Bispo foi Dom José Barea (1936 -1951), e o 2º foi Dom Benedito Zorzi (1952-1983). No dia 15 de agosto de 1959, o território do município de Mussum e do distrito de Santa Lúcia do Piai, foram anexados à Diocese de Caxias do Sul. Atualmente, a diocese conta com 73 paróquias, 983 Comunidades-Igreja e um Santuário Diocesano, o Santuário Nossa Senhora do Caravaggio.
A Diocese é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul,Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Parai, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Teresa, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Além destes, compreende ainda parte dos municípios de São Valentim do Sul e Imigrante. (FB)
Deixe seu comentário