Universidade auxilia na recuperação de documentos da Arquidiocese de Maceió
Maceió – Alagoas (Quarta-feira, 10-09-2014, Gaudium Press) Desde o ano de 2013, a Igreja de Maceió, em Alagoas, por meio do projeto “Alagoas Histórica Digital”, realiza a recuperação e disponibilização via internet de arquivos e documentos referentes a história da Arquidiocese através da tecnologia usada pelo Instituto de Computação referente aos conhecimentos do curso de História, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Entre as instituições conveniadas a iniciativa acadêmica está a Cúria Metropolitana de Maceió, que reúne parte do acervo documental da Igreja Católica em 38 municípios ao nordeste do Estado, área esta que corresponde à Arquidiocese Metropolitana de Maceió.
A coleção de arquivos contém desde itens eclesiásticos do período colonial e da República até livros de batismo, casamento, processos de ordenação de sacerdotes, documentos referentes à criação de paróquias, correspondências dos bispos, atas de reuniões dos movimentos católicos, edições publicadas pelo jornal arquidiocesano “O Semeador” e até bulas papais dirigidas às dioceses de todo o mundo e aos bispos de Alagoas.
A coordenadora do projeto na área de História, a professora Irinéia Franco, explicou que, “através desse material temos a possibilidade de estudar a formação social e cultural de Alagoas; a religiosidade popular; a história da Igreja Católica como instituição no mundo e no Brasil e sua influência na formação cultural alagoana”.
A pesquisadora contou ainda que o acervo da Igreja alagoana iniciou-se nos anos 1940, durante a vigência do bispo Dom Ranulpho Farias. “Na época, ele havia percebido que a documentação da secretaria era pouca e estava dispersa, principalmente aquela que contava a história da fundação do Bispado de Alagoas (1900) e outras de interesse histórico para a presença da Igreja Católica no estado”, completou.
Além disso, alguns livros de batismo datados do século XIX até a década de 1960 encontram-se digitalizados e podem ser consultados no arquivo.
A coleção está disponível para visitação no bairro do Farol, em frente ao colégio Marista, na capital alagoana, de segunda a quinta-feira, das 8h às 13h. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió
Deixe seu comentário