São Leopoldo sedia 8º Encontro dos Secretários Paroquiais
São Leopoldo – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 18/08/2014, Gaudium Press) O Centro Mariápolis da cidade de São Leopoldo, pertencente à Diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, acolherá no dia 21 de agosto o 8º Encontro dos Secretários Paroquiais da região, das 9h às 16h. As 49 paróquias da diocese somam, hoje, cerca de 90 desses profissionais.
De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, Monsenhor Airton Luiz Haack, os secretários desempenham uma importante missão: são os protagonistas no exercício da função de intermediar a relação do padre com sua comunidade de fé. Para o sacerdote, os secretários não são quaisquer funcionários, pois eles cumprem papel imprescindível a serviço da evangelização.
A abertura do evento se dará às 9h, com a celebração da Santa Missa. Durante o encontro, haverá momentos formativos, com diversas palestras. Às 10h, o Bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel, refletirá sobre o tema “Missão da secretária na nova paróquia”, que está em sintonia com o Documento 100 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia – a conversão pastoral da paróquia.
Logo em seguida, às 11h, o psicólogo Cândido Lorenzatto abordará o tema “Orientações sobre atendimento ao público”. Depois, às 12h30, acontecerá o almoço de confraternização. A partir das 13h30 haverá um momento de convivência e chimarrão.
Na sequencia, às 14h, a pauta do encontro destacará os procedimentos no encaminhamento da documentação para os Sacramentos com o vigário geral da Diocese, Monsenhor Inácio José Schuster. Além disso, questões relacionadas à Caritas e à administração, com os padres Flávio Corrêa de Lima e Laerte de Souza Oliveira.
O Centro Mariápolis fica localizado na estrada velha (horto florestal), no sentido São Leopoldo – Sapucaia do Sul, ao lado do portão F da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Mais informações na secretária da Paróquia Santa Catarina pelo telefone (051) 3588-1130, ou pelo e-mail tinatronquini@hotmail.com. (FB)
Deixe seu comentário