Gaudium news > Arquidiocese de Curitiba realiza 2ª Expo Vocacional na Paróquia São João Bosco

Arquidiocese de Curitiba realiza 2ª Expo Vocacional na Paróquia São João Bosco

Curitiba – Paraná (Quinta-Feira, 26/06/2014, Gaudium Press) O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá no dia 2 de agosto a 2ª Expo Vocacional Arquidiocesana na Paróquia São João Bosco, no Bairro Alto, na capital paranaense. Trata-se de uma feira vocacional, onde cada expositor terá um espaço próprio para estar em contato com o público.

De acordo com a responsável pela SAV, a vocacionada Camila, o evento consiste em uma oportunidade para congregações, movimentos, institutos estarão reunidos em um único lugar apresentando de modo informal seus carismas (espiritualidade, pastoral, forma de vida). Ela afirmou que a exposição tem três objetivos específicos: inquietar e despertar para a vocação; dar a conhecer a beleza e a riqueza dos carismas da Igreja; e Sensu Ecclesiae: momento de convivência entre os próprios consagrados.

Questionada sobre a importância do evento para a Pastoral Vocacional da região, Camila explicou que uma Igreja sem vocações é uma Igreja morta, simplesmente, não existe, e por isso o evento serve para aproximar o futuro vocacionado de sua congregação, inquietando corações ao possível chamado. Além disso, ela salientou que a atividade dará a conhecer aos visitantes os diversos trabalhos desenvolvidos pela Igreja.

Para a vocacionada, a feira tem importância também em outro âmbito, no nível da realização pessoal, como lemos no Catecismo da Igreja Católica: “A razão mais sublime da dignidade humana consiste na sua vocação à comunhão com Deus. Desde o começo da sua existência, o homem é convidado a dialogar com Deus: pois se existe, é só porque, criado por Deus por amor, é por Ele, e por amor, constantemente conservado: nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e não se entregar ao seu Criador”.

“É importante para nossas crianças, adolescentes e jovens encontrarem sua verdadeira realização pessoal, sendo cristão autênticos, ajudando que não tenham medo de corresponder ao chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo na vida consagrada ou matrimonial”, reforça.

Ainda segundo Camila, outra questão fundamental para a realização do evento é que ele serve para ir fomentando uma cultura vocacional nas famílias, ajudando a fomentar nos lares o desejo que novas vocações surjam. “Pois, infelizmente vemos, que no próprio meios católico, quando uma moça deseja seguir este caminho, logo pensamos que ela escolheu isso, porque não teve sorte com namorado, ou, rezamos para que surjam vocações só na casa do vizinho”, avalia.

A abertura da Expo Vocacional se dará às 9h30, com a celebração da Santa Missa, que também será a Missa de retorno das crianças para os encontros catequéticos. No momento da homília, haverá apresentação teatral e musical sobre carimas. Das 11h às 17h, ocorrerá a exposição das bancas, que será no salão e pátio da paróquia. Mais tarde, a partir das 13h, será realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na sequencia, das 14h às 16h30, acontecerá a Missão nas Ruas, com o tema “Jovens, se fores aquilo que Deus quer colocareis fogo no mundo”. Simultaneamente à realização da Expo, religiosos sairão às ruas levando o Evangelho e a alegria de seguir a Cristo. Depois, às 18h, será rezado na paróquia o Terço Vocacional. O encerramento do evento se dará às 19h, com a Missa de envio. Entre as pessoas que receberão a beção de envio estará Camila, que em setembro entrará para uma família religiosa.

Todos são chamados a participar da Expo Vocacional: crianças, adolescentes, jovens, namorados, solteiro e casados. Não há limite de idade. Conforme Camila, o evento é destinado a todo católico que queira conhecer mais a Igreja a que pertence, de modo especial para aqueles que se atrevem a dizer a Nosso Senhor “Eis-me aqui” (Isaías 6,8).

Já estão confirmadas 37 comunidades, entre congregações, institutos e movimentos. Não estarão presentes somente comunidades consagradas da Arquidiocese de Curitiba, há de São José dos Pinhais, Paranaguá e São Paulo. Mais informações pelos telefones (41) 9626-8559 e (41) 3308-9357, na parte da manhã.

1ª Expo Vocacional

A 1ª Expo Vocacional foi realizada no dia 23 de novembro de 2013, também na Paróquia São João Bosco, e se chamou de Feira Vocacional. A mudança no nome está sendo uma experiência para ver se a coordenação da SAV consegue transmitir melhor a sua mensagem, pois o termo “feira” fazia o povo não compreender a proposta do evento. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas