Arquidiocese de Curitiba tem novo Administrador Arquidiocesano
Curitiba – Paraná (Quarta-Feira 02/07/2014, Gaudium Press) Durante reunião extraordinária do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, no dia 1º de julho, o Bispo auxiliar da capital paranaense, Dom Rafael Biernaski, foi eleito como Administrador Arquidiocesano de Curitiba. A Sé está vacante desde o dia 26 de junho, quando o então Arcebispo Dom Moacyr José Vitti morreu repentinamente, aos 73 anos, vítima de um infarto.
A reunião dos consultores obedece a normas do Direito Canônico, que prevê a indicação inicial de um novo administrador em até oito dias após a morte do arcebispo. O resultado da eleição é comunicado à Santa Sé, que confirma o administrador. Dom Biernaski comandará a Cúria durante o período de Sé vacante, que só termina quando o Papa Francisco nomear um novo arcebispo para Curitiba. O processo pode levar até um ano.
Dom Rafael Biernaski
O Prelado nasceu no dia 1º de novembro de 1955, em Campo Comprido, bairro de Curitiba. Em 1968, ele ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, onde completou o Ensino Fundamental e o Segundo Grau. Em 1975, entrou no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Cursou Filosofia na Universidade Católica do Paraná, de 1975 a 1977. Fez o bacharelado em Teologia no Studium Theologicum de Curitiba, dos Padres Claretianos, de 1978 a 1981.
No dia 21 de dezembro de 1980 foi ordenado Diácono. Em 13 de dezembro de 1981, foi ordenado presbítero, por Dom Pedro Fedalto, então Arcebispo da Arquidiocese, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.
Dom Rafael é membro da União dos Presbíteros de Schoenstatt. Em 23 de fevereiro de 1982 foi nomeado vice coordenador arquidiocesano de Liturgia. Foi cooperador do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e no início do ano escolar de 1988 ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo mestrado em Teologia Dogmática.
Em 1995, quando preparava a tese de Doutorado, foi convidado pelo Prefeito da Congregação Vaticana para os Bispos, Cardeal Bernardin Gantin, para o serviço da mesma. No dia 12 de novembro de 1999, recebeu o título de Monsenhor. Em 2007, no dia 30 de outubro, concluiu o doutorado em Teologia Dogmática.
Sua nomeação como Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar da Arquidiocese de Curitina aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2010. A ordenação e posse foi realizada no 15 de abril de 2010. Como administrador arquidiocesano, Dom Biernaski não terá a função de arcebispo, terá sim a responsabilidade de preparar a diocese para a chegada de seu novo pastor. (FB)
Deixe seu comentário