Gaudium news > Carmelitas de Londrina realizam jornada de espíritualidade

Carmelitas de Londrina realizam jornada de espíritualidade

Londrina – Paraná (Quinta-Feira, 09/07/2014, Gaudium Press) Os Freis Carmelitas Descalços da Arquidiocese de Londrina, no Estado do Paraná, promoverá no próximo domingo, dia 20 de julho, a II Jornada de Espiritualidade 2014. A atividade, que é aberta a todas as pessoas que buscam um aprofundamento na sua vida espiritual, será realizada no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo.

De acordo com a coordenação do evento, a jornada consiste em um retiro espiritual, no período de um dia, guiado pelos grandes místicos do Carmelo. Com o tema “Quem procura a verdade procura a Deus, ainda que não o saiba”, a atividade terá início às 8h30 e terminará às 18h. Esta segunda edição da jornada percorrerá com o itinerário espiritual de Santa Teresa Benedita da Cruz, judia, filósofa e santa.

O centro de espiritualidade localiza-se Rua Monte Carmelo, 150, no Jardim Nova Esperança, na Zona Sul de Londrina. Mais informações e inscrições pelo telefone (43) 3342 – 7385 ou pelo e-mail montecarmelo_ocd@yahoo.com.br.

Santa Teresa Benedita da Cruz

Também conhecida pelo nome de Santa Edith Stein, a santa, juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena, é uma das “Patronas da Europa”. Sua beatificação ocorreu no dia 1º de Maio de 1987. Ela acabou sendo canonizada 11 anos depois, a 11 de outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II.

A santa nasceu em Breslau, na Alemanha, no dia 12 de outubro de 1891, data em que se festejava o “Dia da Expiação”, a grande festa judaica. Em 1921, ela leu a autobiografia de santa Teresa d’Ávila. Tocada pela luz da fé, converteu-se e foi batizada em 1922.

Edith Stein começou a servir a Deus com seus talentos acadêmicos: lecionou numa escola dominicana; foi conferencista em instituições católicas e finalizou como catedrática numa universidade alemã. Em 1933, com a chegada do partido nazista ao poder, todos os professores não-arianos foram demitidos. Por recusar-se a sair do país, os superiores da Ordem do Carmelo aceitaram Edith como noviça. Em 1934, tomou o hábito das carmelitas e o nome religioso de Teresa Benedita da Cruz.

Quatro anos depois, ela realizou sua profissão solene e perpétua, recebendo o definitivo hábito marrom das carmelitas. No dia 7 de agosto de 1942, Edith e centenas de homens, mulheres e crianças foram de trem para o campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau. Dois dias depois, em 9 de agosto, foram mortas na câmara de gás e tiveram seus corpos queimados. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas