Gaudium news > Santuário da Piedade inicia em 2017 as comemorações pelos 250 anos de peregrinações

Santuário da Piedade inicia em 2017 as comemorações pelos 250 anos de peregrinações

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quinta-feira, 29-12-2016, Gaudium Press) Em 2017, os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade serão celebrados pelos fiéis mineiros.

Santuário da Piedade inicia em 2017 as comemorações pelos 250 anos de peregrinações.jpg

No dia 1º de janeiro de 2017, ocorre a abertura do Ano Jubilar. Nesta data, o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrará uma Santa Missa às 15h, na Ermida da Padroeira, considerado o ponto mais alto da Serra da Piedade.

Nesta cerimônia, será apresentada uma saudação especial do Papa Francisco.

Em mensagem direcionada a Dom Walmor, o Santo Padre concedeu a sua bênção apostólica a todos os peregrinos do Santuário da Padroeira de Minas Gerais, bem como aos fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Ainda na mensagem, o Papa pediu aos católicos de Minas Gerais para que todos continuem a rezar por seu ministério.

A história das peregrinações ao Santuário da Piedade

Em 1767, um português chamado Antônio da Silva Bracarena deu início à construção de uma igreja, que hoje é a Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Ao assumir esse desafio, o homem foi tocado pelo relato de um milagre.

A tradição conta que uma jovem, surda e muda, passou a falar e a ouvir após testemunhar uma aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. Logo, sua história tornou-se conhecida em toda a região, atraindo peregrinos para o território dedicado a Maria Santíssima, Mãe da Piedade.

Bracarena estava no Brasil em busca de riquezas. Contudo, após ouvir o relato desse milagre, se converteu. Então, passou a viver como eremita no alto da Serra, investindo tudo o que possuía na construção da pequena igreja, a atual Ermida da Padroeira.

Ao mesmo tempo, o português inicia a construção de um rústico eremitério, que é um lugar para receber os romeiros.

Antes de sua conversão, Bracarena trabalhava na construção de igrejas. Quando exercia esse ofício, conheceu Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho – que anos mais tarde seria reconhecido como o mestre do barroco mineiro.

Na época, o português pediu ao artista que concebesse uma imagem de Nossa Senhora da Piedade para o altar da capela que estava sendo construída no alto da Serra.

Essa mesma imagem se encontra até hoje no altar da Ermida, sendo um dos primeiros trabalhos de Aleijadinho.

Em 1960, por meio de um decreto do Papa João XXIII, Nossa Senhora da Piedade torna-se oficialmente a Padroeira de Minas Gerais. Era o reconhecimento à grande devoção da população mineira e aos milhares de peregrinos que, todos os anos, visitam o Santuário localizado no alto da Serra da Piedade. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas