Gaudium news > Reitor do Santuário de Aparecida aconselha como vivenciar o Ano Mariano

Reitor do Santuário de Aparecida aconselha como vivenciar o Ano Mariano

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 16-02-2017, Gaudium Press) Em meio aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, a Igreja Católica no Brasil vivencia o Ano Jubilar Mariano, instituído oficialmente pela CNBB desde o dia 12 de outubro de 2016.

Reitor do Santuário de Aparecida aconselha como vivenciar o Ano Mariano.jpg

A iniciativa, que se estenderá até 11 de outubro de 2017, foi confirmada pelo Papa Francisco, que aliás, orienta os fiéis e devotos da Padroeira do Brasil a viver este momento impulsionados pela fé e caridade, visitando a Basílica ou qualquer Igreja paroquial dedicada a Nossa Senhora.

Segundo o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre João Batista de Almeida, “o Papa sugere aos fiéis que sejam impulsionados pela caridade em forma de peregrinação, e visitem a Basílica de Nossa Senhora Aparecida ou qualquer Igreja Paroquial que é dedicada a Mãe e devotamente participem das celebrações jubilares ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevem humildes preces a Deus através de Maria”.

O sacerdote afirmou ainda que a vivência do Ano Mariano parte de gestos concretos, entre eles, a oração do Terço, ladainhas, vigílias, peregrinações, visitas a capelas ou a Igrejas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida.

Ainda conforme o Padre João Batista, devemos ter o olhar espiritual voltado para Maria Santíssima e contemplá-la na vida de Jesus e na vida da Igreja. “Essa contemplação se dá a partir do evangelho, daquilo que a Palavra de Deus conta sobre Maria”.

Para ter uma boa experiência neste Ano Mariano, o reitor do Santuário de Aparecida mencionou outros três elementos que são considerados essenciais: anunciar o Evangelho, presença de Maria no início da Igreja e a jornada da Mãe de Jesus com a comunidade cristã.

“O Evangelho é a primeira fonte. Depois voltamos para o início da Igreja quando Maria, segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, acompanhava os primeiros cristãos na vida de oração e com certeza na vida de comunidade. E um terceiro elemento é o que Maria veio construindo ao longo da história da Igreja, desde os primeiros tempos até os dias de hoje. Ela que se tornou a grande referência de ser discípula missionária de Jesus”, indicou.

Sobre a Indulgência Plenária concedida especialmente neste Ano Mariano pelo Papa Francisco, o reitor relembrou que o Santo Padre indica três condições a serem seguidas pelos fiéis: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração na intenção do Santo Padre.

“A vida de oração se traduz nas orações marianas e dentro do que a Igreja está propondo através da Penitência Apostólica, aquilo que o Papa sugere aos devotos de Nossa Senhora Aparecida”, concluiu o Padre João Almeida. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Canção Nova

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas