Gaudium news > Paróquia de Sant’Ana, em Salvador, está prestes a ter sua restauração concluída

Paróquia de Sant’Ana, em Salvador, está prestes a ter sua restauração concluída

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 03-04-2017, Gaudium Press) A capital baiana de Salvador celebra as últimas etapas da restauração da matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana.

Paróquia de Sant Ana, em Salvador, está prestes a ter sua restauração concluída.jpg

Situada em Nazaré, há dez anos passa por restauros e, agora, está praticamente pronta. As Missas e algumas atividades paroquiais já voltaram a ser realizadas no local e a previsão é de que o templo seja reaberto no mês de julho.

O restaurador e doutor em Artes Visuais, José Dirson Argolo, através de um texto veiculado no site da Arquidiocese, explica melhor as obras realizadas na Igreja de Sant’Ana:

“Depois de 30 meses de intensos trabalhos, em que, somente na área artística, no auge da obra, trabalhavam cerca de 45 colaboradores, entre restauradores, técnicos, auxiliares, mestres-carpinteiros, entalhadores, os recintos sacros da Igreja de Sant’Ana tomaram forma e recuperaram sua expressão original”, declara.

O altar de São Benedito já havia sido restaurado, assim como a nave, o forro, o baixo-coro, quatro altares laterais, as tribunas, os púlpitos e 14 telas. “A capela-mor está totalmente concluída, tendo sido descobertas graciosas pinturas geométricas não somente em seu forro bem como no forro dos balcões laterais, criando um conjunto harmonioso e de beleza complementar”, afirma José Dirson.

“O altar-mor readquiriu seu antigo esplendor e, com o sistema de iluminação implantado (…) criou-se um clima para a devoção a Deus”, completa.

Por sua vez, no salão do consistório, foi restaurado o altar de Santana Mestra, sendo que a imagem sacra da mesma está em processo de recuperação.

Já o altar de São Miguel está com restauros em fase mais avançada, da mesma forma que as pedras que decoram o frontispício do templo.

“Foi um árduo trabalho de restauração, tendo em vista as diversas patologias encontradas nos elementos que compõem o templo, decorrentes da ação do tempo e da infestação pelos cupins, o que exigiu, nas cimalhas, 80% das madeiras”, explicou o restaurador. “Durante a restauração, contamos com estagiários da Escola de Belas Artes e da Paróquia de Santana”, acrescenta.

Ainda conforme José Dirson, “o pároco da Igreja, Padre José Abel Carvalho Pinheiro, está entrando em entendimento com a Arquidiocese, para que a inauguração da restauração do templo ocorra em julho, mês de Santana”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas