Devotos participam de romaria ao Santuário da Mãe de Deus em Porto Alegre
Rio Grande do Sul – Porto Alegre (Sexta-feira, 03-01-2020, Gaudium Press) Centenas de fiéis participaram da tradicional Romaria em homenagem à Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS), no primeiro dia de 2020. A procissão contou com a imagem da padroeira da cidade: Nossa Senhora Mãe de Deus, que foi levada em meio a cânticos e orações dos devotos.
Assim que chegaram ao Santuário Mãe de Deus, foi celebrada uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e concelebrada por diversos sacerdotes, entre os quais estavam o reitor do Santuário, Padre Cláudio Mallmann, e missionários redentoristas (Congregação do Santíssimo Redentor) de Porto Alegre e outras regiões do país.
Em sua homilia, o prelado ressaltou a valorização do trabalho caritativo da Igreja Católica em Porto Alegre. “Jesus habitou as cidades, a vielas. O Senhor está presente também na cidade de Porto Alegre, que não é somente uma cidade complicada, marcada por contradições, violência e descaso. Quantos esforços há em nossa cidade para promover a solidariedade! Precisamos reconhecer estas coisas bonitas neste primeiro dia do ano. Nossa Igreja que é Mãe está em hospitais, creches, escolas, casas de repouso, nas ações sociais das paróquias, tocadas por gente anônima”, destacou.
Em seguida, o Arcebispo de Porto Alegre enalteceu o papel de Nossa Senhora como Mãe de Deus. “Hoje celebramos as núpcias entre Deus e a humanidade. Núpcias inaugurado no ventre de uma mulher. A partir de então, em Deus estará sempre a nossa humanidade e para sempre Maria será a Mãe de Deus. A Igreja não são as estruturas, os projetos, as ideologias, os planos. Neste dia da nossa Mãe, a Mãe da Igreja, a Mãe de Deus, procuremos imitá-la na ternura, no cuidado, na promoção”, concluiu.
Concluído em junho de 2000, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus possui 700 m² de área construída em um terreno de sete hectares, nos altos do Morro do Santuário. O templo se tornou um patrimônio arquitetônico da cidade a partir de 2014. Desde 18 de janeiro de 1773 Nossa Senhora Mãe de Deus é considerada padroeira de Porto Alegre e da Arquidiocese. (EPC)
Deixe seu comentário