Santuário de São Miguel Arcanjo prepara festa de seu padroeiro
São Paulo – Itapetininga (Quinta-feira, 19-09-2019, Gaudium Press) A Basílica de São Miguel Arcanjo, localizada na Diocese de Itapetininga (SP), iniciou no último domingo, 15, os preparativos para a celebração de seu padroeiro. Para a festa de São Miguel Arcanjo, que ocorrerá no próximo dia 29 de setembro, a igreja local preparou uma variada programação.
Programação
Um dos pontos altos da festa ocorrerá nos últimos nove dias, quando diariamente ao meio-dia, a Basílica receberá os fiéis para a oração do Rosário de São Miguel Arcanjo. Além disso, às 18h50 serão recitadas orações da Quaresma, seguido pela celebração da Santa Missa, presidida por diversos sacerdotes e Bispos dos quais se destacam: Dom Gregório M. Botelho, OSB, Basílica Santo Antônio de Pádua, de Ribeirão Preto/SP; Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo da Diocese de Itapeva/SP; Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo/SP; Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba/SP; e Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo Diocesano de Itapetininga/SP.
As celebrações do dia litúrgico de São Miguel Arcanjo, serão iniciadas às 7h com uma Santa Missa. Às 8h, ocorrerá uma Corrida e Caminhada de rua, seguida da premiação. Já às 10h será celebrada outra Santa Missa, seguida da bênção aos ciclistas e suas bicicletas. Ao meio-dia os fiéis serão convidados a rezar o Santo Rosário de São Miguel Arcanjo e a participar da Santa Missa prevista para às 13h.
Às 15h30, a Banda Marcial de São Miguel Arcanjo se apresentará em frente à Basílica, e em seguida será realizada uma Procissão à São Miguel Arcanjo, concluída com a celebração de uma Santa Missa Solene, que será presidida por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo diocesano de Itapetininga/SP.
A Basílica São Miguel, que recebeu esse título do Vaticano no dia 21 de junho de 2018, é a única no Brasil dedicada ao Arcanjo.
Festa dos Santos Arcanjos
A Igreja Católica celebra anualmente a festa dos Santos Arcanjos: São Gabriel, São Rafael e São Miguel. Entretanto, o que mais se destaca entre eles é São Miguel, o Príncipe da Milícia Celeste, que tem por missão proteger os fiéis nas lutas contra o demônio e seus anjos do mal.
São Miguel Arcanjo foi quem, no combate dos anjos de Lúcifer contra os anjos de Deus, gritou “Quem como Deus!” – significado do seu nome – e saiu vitorioso contra o anjo das trevas. Desde então, esse Arcanjo foi tomado como protetor contra as tentações e lutas com o espírito mal. A forte devoção à este Santo fez com que a Igreja lhe dedicasse uma quaresma (quarenta dias), especial para súplica de sua intercessão e proteção. (EPC)
Deixe seu comentário