Arquidiocese de São Paulo celebra Solenidade da Dedicação de sua Catedral
São Paulo (Quarta-feira, 05-09-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo celebra nesta quarta-feira, 5 de setembro, o aniversário da Dedicação da Ctedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé).
Às 12h, houve cerimônia solene presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. Mais tarde, às 17h, uma nova missa será celebrada pelo Aniversário da Dedicação da Igreja-mãe da Arquidiocese, que tem como função principal glorificar a Deus e louvar especialmente a Assunção da Virgem Maria.
“A dedicação da Catedral diz muito daquilo que é a própria Igreja, reunida e pastoreada pelos seus legítimos bispos, com a colaboração dos padres. As muitas paróquias e comunidades de fé, que se reúnem em cada lugar de nossa Arquidiocese, estão unidas entre si pelos laços profundos da mesma fé, esperança e caridade e pela relação comum com seu bispo, sucessor dos Apóstolos, que as mantém unidas e as confirma no caminho de Jesus Cristo. Assim acontece em cada Diocese”, informa o Cardeal Scherer, em artigo de 2015.
Ainda conforme o purpurado, “a Catedral é a igreja-símbolo dessa comunhão e unidade dos fiéis em torno de Cristo, congregada visivelmente em torno do altar da Eucaristia, da Palavra de Deus, do bispo e dos padres”.
“Por isso, na Catedral também são realizadas as grandes solenidades da Liturgia e da vida da Igreja local; nela, especialmente, o bispo ensina a toda a comunidade arquidiocesana, como guia e pastor; com ela e por ela, ele celebra nela os Sacramentos e o culto divino; na Catedral não se reúne apenas uma comunidade entre as tantas, mas é significada, de alguma maneira, toda a grande comunidade arquidiocesana de São Paulo”, completa.
A Catedral da Sé foi inaugurada em 25 de janeiro de 1954, por ocasião das comemorações do IV Centenário de Fundação da Cidade de São Paulo, sendo dedicada somente em setembro, durante o I Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre as cidades de São Paulo e Aparecida.
Na ocasião, a dedicação foi feita pelo Cardeal Adeodato Givanni Piazza, que veio como enviado pontifício para o Congresso da Padroeira.
Idealizado para substituir a antiga Igreja da Sé, de 1612, bastante deteriorada pelo tempo, a catedral possui 111 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura (com exceção das torres). (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário