Presidente de comissão da CNBB avalia Ano Nacional do Laicato
Brasília (Sexta-feira, 09-11-2018, Gaudium Press) Em entrevista para a CNBB, o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Severino Clasen, fez um balanço da vivência e dos legados do Ano Nacional do Laicato na Igreja no Brasil, que teve início em 26 de novembro de 2017, na Festa de Cristo Rei.
As conquistas do Ano Nacional do Laicato tiveram reflexos no Brasil, no Celam, na América Latina e no Dicastério para o Laicato, Família e Vida, em Roma, segundo Dom Severino. “O Ano fez com que as dioceses no Brasil assumissem gestos concretos de evangelização tendo os leigos como protagonistas”, disse.
Para o bispo, “é maravilhoso ouvir e constatar os êxitos da semana missionária que vem trazendo frutos de conversão, um rosto de Igreja alegre. O espírito missionário tem levado a mensagem de Jesus Cristo para muitos âmbitos da sociedade”.
“O clamor dos cristãos leigos e leigas, ‘sal da terra e luz do mundo’, atingiu outras esferas da sociedade, abrindo as portas e deixando que a luz do Evangelho trouxesse novos ares nos corações humanos”, explicou.
Ainda conforme Dom Severino, os legados deixados pela celebração deste ano para a Igreja no Brasil serão revelados nos anos seguintes “ao percebermos que a presença dos cristãos leigos e leigas no tecido da sociedade estão agindo de forma coerente, sólida nos mecanismos que mobiliza a sociedade na área da saúde, da política, da educação, do trabalho, da comunicação, da família sendo sal da terra e luz do mundo”.
“Na área eclesial oferecendo formação continuada, presença nos serviços e nos ministérios eclesiais, sendo fermento na massa para que a Igreja seja sinal do Reino de Deus já acontecendo entre nós. Esperamos uma atuação e presença mais coerente e profética dos cristãos leigos e leigas para que a Igreja seja, na figura da mãe, que acolhe e vai ao encontro dos batizados que abandonaram a Igreja”, destacou.
Ao contrário do Ano Mariano, em 2017, não haverá uma data de encerramento, e sim, um momento de culminância que será marcado pela 9ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, de 22 a 25 de novembro, em Aparecida, São Paulo, especialmente pela Romaria Nacional do Laicato ao Santuário Nacional. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB
Deixe seu comentário