Congresso Internacional de Educação Católica reúne centenas de participantes em Juiz de Fora
Minas Gerais – Juiz de Fora (Terça-feira, 12-11-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Juiz de Fora acolheu, entre os dias 1º a 5 de novembro, o Congresso Internacional de Educação Católica.
O evento, que reuniu mais de 500 participantes provenientes de diversas cidades, teve por objetivo atender o anseio por parte de professores, pais e colégios católicos, de ouvir as orientações da Igreja.
Os trabalhos foram iniciados com uma apresentação musical dos alunos do Colégio Arautos do Evangelho. Em seguida, o Secretário da Congregação para Educação Católica de Roma, Dom Vincenzo Zani ministrou uma palestra na qual apresentou a visão do Papa Francisco sobre o ato de educar e discorreu sobre as contribuições da Educação Católica no mundo multicultural.
Dom Henrique Soares, Bispo da Diocese de Palmares (PE), ministrou a palestra da tarde, que teve como tema a “Mística do educador católico: formar a pessoa com Cristo e para Cristo”. O prelado recordou que o processo educativo conduz a algum lugar e que o parâmetro para quaisquer atos deve ser Cristo, “se deparar, se medir, se confrontar com a figura de Jesus”.
Segundo ele, a mística de uma educação católica, de um educador, está ligada a esse contato com Cristo, “respeitando as individualidades, o pluralismo da sociedade atual, mas propondo, sem medo, Jesus, o Seu Evangelho e tudo aquilo que decorre disto”, completou.
O Bispo de Palmares explicou, ainda, como os educadores podem levar Cristo aos estudantes. “A primeira coisa é que eles próprios tenham a experiência de Cristo. E aqui está um desafio: não permitir que esse adjetivo católico/cristão signifique simplesmente uma tradição congelada, fria, impessoal; quase que como se dizer católico quer dizer uma escola ligada a valores antigos, de uma disciplina rígida – isso seria triste, porque é confundir o cristão católico com um paradigma de comportamento que muitas vezes já nem está mais no mundo de hoje. Cristão católico quer dizer um voltar sempre a Cristo, beber sempre do Evangelho e repropô-lo sempre de modo criativo para os dias de hoje, para as situações de hoje”.
O Congresso foi concluído com mais uma palestra de Dom Henrique Soares, desta vez o tema foi outro pilar essencial no processo educativo: a família. Em sua explanação, o Bispo exortou para que se construa uma interação e diálogo fecundo entre escola e família, explicando a importância da relação dos agentes formadores da educação e possíveis consequências de falta desse contato. (EPC)
Deixe seu comentário