Dom Edson José Oriolo dos Santos toma posse da Diocese de Leopoldina
Minas Gerais – Juiz de Fora (Terça-feira, 28-01-2020, Gaudium Press) Dom Edson José Oriolo dos Santos, nomeado pelo Papa Francisco em outubro de 2019 como Bispo de Leopoldina, assumiu a Diocese no último sábado, 25 de janeiro.
A cerimônia, que ocorreu na Catedral de São Sebastião, contou com a presença de Monsenhor Antônio José Chamel, decano do clero local; Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora; e de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); além de outros treze (Arce)bispos e dezenas de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas provenientes de várias (Arqui)dioceses.
Uma Santa Missa foi presidida em seguida pelo novo Bispo Diocesano. Em sua homilia, Dom Oriolo se dirigiu aos religiosos e leigos presentes se apresentando “com humilde disponibilidade e esperança”.
“Venho para esta Diocese com o coração sereno e tranquilo, pois tenho convicção de que realizo a vontade de Deus, nesta etapa de meu caminho vocacional. A Divina Providência para cá me conduz, pela sábia e amadurecida decisão da Igreja, para juntos formarmos Igreja. Somos a Igreja de Cristo!”, afirmou.
Ao término da Santa Missa, ele se consagrou a Nossa Senhora, sob o título do Imaculado Coração de Maria, padroeira da Diocese.
Dom Walmor, elogiou o novo Bispo ressaltando que ele é “muito qualificado” e que “pôde desenvolver essa qualificação de modo ainda mais intenso na sua experiência como Bispo auxiliar de Belo Horizonte durante quatro anos e meio”.
“Estou convencido e vivo essa alegria de saber que ele será um grande pastor para Leopoldina e um novo ciclo aqui se abre pela força bonita da sua competência, de tudo o que ele pode oferecer”, concluiu o Arcebispo de Belo Horizonte. (EPC)
Deixe seu comentário