Mais de dois milhões de fiéis celebram o Círio de Nazaré em Belém
Pará – Belém (Segunda-feira, 14-10-2019, Gaudium Press) A procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, reuniu mais de dois milhões de devotos em Belém (Pará), no último domingo, 13 de outubro.
Durante a madrugada que antecedeu a procissão, fiéis participaram de uma vigília na Catedral da Sé, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é custodiada. Às 05h30, Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, presidiu uma Santa Missa. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão de 3,7 km pelas avenidas da cidade rumo à Basílica Santuário. O trajeto durou pouco mais de quatro horas e meia para ser percorrido.
Ao longo do percurso, os fiéis deram verdadeiras demonstrações de Fé e devoção à Mãe de Deus, rezando, agradecendo, pagando promessas e pedindo mais graças para a padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, que era levada em uma berlinda decorada por 15 mil cravos, hortênsias e orquídeas vermelhas.
Outro símbolo importante que marcou presença foi a corda de 400 metros conduzida pelos devotos e que ao final foi cortada em pequenos pedaços e dividida entre os fiéis como recordação.
O Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, escreveu uma mensagem na qual ressaltou a importância dessa manifestação de Fé. “A decisão de caminhar em direção ao santuário já é uma Confissão de Fé, o caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor. O olhar do peregrino para a imagem da Virgem de Nazaré simboliza a ternura e a proximidade de Deus e da Mãe de Deus”, afirmou o prelado.
Dom Taveira acentuou ainda que a piedade popular presente no círio é uma “poderosa confissão do Deus vivo que age na história e um canal de transmissão da Fé”. “Nossa piedade popular mariana é uma maneira legítima de viver a fé, um modo de se sentir parte da Igreja e uma forma de ser missionários, onde se recolhem as mais profundas vibrações de nosso coração, de nossa cultura e mais ainda de nossa fé”, concluiu.
No final do ano 2013, o Círio de Nazaré recebeu oficialmente, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Círio de Nazaré. (EPC)
Deixe seu comentário