Diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR) festeja 60 anos
Palmas – Paraná (Terça-feira, 22-05-2018, Gaudium Press) Localizada na região sudoeste do Paraná, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão comemorou no Domingo de Pentecostes, 20 de maio, seus 60 anos de existência.
Inspirado no lema “Recordar com gratidão, celebrar com esperança”, a cerimônia atraiu cerca de 8 mil pessoas. Entre os participantes dos festejos estavam alguns representantes das 46 comunidades que compõem o território diocesano.
As festividades pelas seis décadas da diocese tiveram seu encerramento após a celebração de uma Santa Missa, presidida pelo bispo Dom Edgar Xavier Ertl e concelebrada por Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel, Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina, Dom Vagner da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava, e Dom Elói Roggia, bispo Emérito da Prelazia de Borba pertencente à Província Eclesiástica de Manaus, além de aproximadamente 80 padres diocesanos e religiosos.
A Prelazia de Palmas foi criada pela Bula Papal “Ad Maius Christofidelium Bonum”, do Papa Pio XI, em 9 de dezembro de 1933, sendo desmembrada das Dioceses de Lages e Ponta Grossa. O primeiro Administrador Apostólico foi Dom Antônio Mazzarotto, nomeado no dia 7 de maio do ano seguinte.
O segundo Administrador Apostólico de Palmas, Frei Carlos Eduardo Sabóia Bandeira de Mello, foi ordenado como primeiro bispo prelado em 14 de março de 1948.
Mais tarde, no dia 14 de janeiro de 1958, aconteceu a elevação da prelazia à condição de diocese, através da Bula “Quoniam Venerabilis Frater”, do Papa Pio XII.
Em 7 de janeiro de 1987, pelo Decreto Cum Urbis da Sagrada Congregação para os Bispos, a prelazia passou a se chamar Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
Deixe seu comentário