Gaudium news > No Sul, missas celebram os 200 anos de nascimento de Madre Bárbara Maix

No Sul, missas celebram os 200 anos de nascimento de Madre Bárbara Maix

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 26-06-2018, Gaudium Press) A Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, completa em 2018 seus 200 anos de nascimento.

No Sul, missas celebram os 200 anos de nascimento de Madre Bárbara Maix.png

Por ocasião deste marco significativo, a Catedral Metropolitana e o Santuário São Rafael, em Porto Alegre, acolherão cerimônias em homenagem a religiosa.

As celebrações encerram o Ano do Bicentenário de Nascimento de Bárbara Maix, iniciado em junho de 2017.

Nesta quarta-feira, 27 de junho, data do nascimento da beata, a celebração eucarística na Catedral Metropolitana será presidida pelo bispo auxiliar Dom Aparecido Donizete de Souza.

Já no sábado, dia 30, às 16h, haverá cerimônia presidida pelo Padre Lucas Mendes, no Santuário São Rafael, localizado no Centro Histórico. Neste espaço, encontra-se guardado o relicário com os restos mortais da Bem-Aventurada.

Nascida em 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria, Madre Bárbara Maix foi perseguida pela Revolução de 1848. Após desembarcar em terras brasileiras, mais precisamente no Rio de Janeiro, fundou no ano seguinte a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

A religiosa chegou a residir não somente na Cidade Maravilhosa como também no Rio Grande do Sul, com passagem por Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Dedicada à caridade através da educação, acolhia as crianças órfãs, filhos de escravos, vítimas da peste e mutilados pela Guerra do Paraguai.

Passados alguns anos de seu falecimento, no dia 17 de março de 1873, aos 54 anos de idade, Bárbara Maix foi beatificada em 6 de novembro de 2010, em Porto Alegre, pelo Papa Bento XVI.

Naquela ocasião, o então Arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, presidiu a Santa Missa, que contou com aproximadamente 20 mil pessoas rendendo homenagens a freira.

Atualmente, a Congregação fundada por Bárbara Maix está presente em países como Brasil, Itália, Moçambique, Haiti, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Argentina e Angola. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas