Templo paulista dedicado a São João Gualberto completa 50 anos
São Paulo (Segunda-feira, 23-07-2018, Gaudium Press) A Paróquia São João Gualberto, no Jardim Jaraguá, em São Paulo, celebrou com seus fiéis não somente o dia do Padroeiro como também a marca de 50 anos de fundação e evangelização da comunidade que originou o templo situado na zona Oeste da capital paulista.
Presidindo a cerimônia, o Cardeal Odilo Pedro Scherer destacou que a paróquia tem a oportunidade de celebrar o jubileu durante o Sínodo Arquidiocesano, quando as comunidades paroquiais são convidadas a “se olharem no espelho” para avaliar sobre como estão realizando sua missão na cidade.
“A paróquia de vocês tem a oportunidade de começar os próximos 50 anos com essa grande ação eclesial e, portanto, dar largos passos no crescimento e na realização de sua missão”, afirmou Dom Odilo.
Em seguida, o purpurado convidou os fiéis a recordar a memória dos sacerdotes e leigos que ajudaram a edificar a comunidade de fé e o templo.
Além disso, o arcebispo ressaltou os três motivos pelos quais as paróquias existem: anunciar o Evangelho, testemunhar a fé em Jesus Cristo e santificar o povo.
“A paróquia é a comunidade dos discípulos-missionários de Jesus Cristo, dos filhos de Deus que querem viver a santidade, querem testemunhar a vida nova que vem da acolhida do Evangelho”, completou.
No final da celebração eucarística, Dom Odilo e o Padre Ailton Amorim, administrador paroquial, descerraram uma placa comemorativa pelo jubileu da igreja.
Erigida oficialmente em 14 de agosto de 1993, por decreto do Cardeal Paulo Evaristo Arns, então Arcebispo de São Paulo, a presença da Igreja Católica no bairro ficou marcada em 1968, quando os moradores manifestaram o desejo de erguer uma pequena igreja no local.
Naquela época, o espaço pertencia à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Pirituba, e era assistida pelos Monges Beneditinos Valambrosanos.
Mas com o apoio do monge italiano Dom Rodolfo Cherubini, os moradores deram início a uma campanha de arrecadação de fundos para adquirir o terreno em que seria erguido o novo templo, que teve como Padroeiro São João Gualberto, fundador da Ordem Beneditina de Valambrosa. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações do jornal O São Paulo
Deixe seu comentário