Núncio Apostólico no Brasil celebra Jubileu de diocese mineira
Divinópolis – Minas Gerais (Terça-feira, 24-07-2018, Gaudium Press) Celebrando seu Jubileu de Diamante, a Diocese de Divinópolis, em Minas Gerais, desde 11 de julho passado, vem realizando atividades para comemorar este marco na história da Igreja mineira.
A primeira celebração do Jubileu ocorreu na Forania de São Bento, sendo que as festividades começaram em cada paróquia que compõem o território.
Na ocasião, houve a presença do bispo diocesano e secretário do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, Dom José Carlos de Souza Campos; do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira; o vigário geral, Padre Paulo Sérgio Diniz, e dos padres que atualmente trabalham na Forania.
Já no último domingo, 22 de julho, aconteceu a abertura diocesana do Jubileu de Diamante da Diocese de Divinópolis, na qual centenas de pessoas marcaram presença na cerimônia presidida por Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.
Nesta segunda-feira, 23, Dom D’Aniello visitou a capital mineira Belo Horizonte para acompanhar de perto as iniciativas desenvolvidas pela Arquidiocese. Ao lado do Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, esteve no Convivium Emaús, instituição arquidiocesana dedicada à formação cristã de fiéis leigos e consagrados.
No mesmo dia, o núncio celebrou a inauguração do Seminário Diocesano São José, situado em Belo Horizonte. Entre os concelebrantes da cerimônia estavam Dom Walmor e o bispo de Divinópolis, Dom José Carlos.
Dom José Carlos, aliás, acredita que celebrar o Jubileu de 60 anos é reconhecer tudo aquilo que Deus fez para a Diocese de Divinópolis.
Vale ressaltar que a empresa Correios, aproveitando a ocasião, lançou um Selo Personalizado do Jubileu de Diamante, que inclusive, já está disponível nas agências das cidades que fazem parte do território diocesano.
Criada no dia 11 de julho de 1958, pela bula “Qui a Christo”, do Papa Pio XII, a Diocese de Divinópolis é desmembrada da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Diocese de Luz. A instalação aconteceu em 17 de maio de 1959, quando foi sagrado o seu primeiro bispo diocesano, Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pena. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB e Arquidiocese de Belo Horizonte
Deixe seu comentário