Exposição sobre a iconografia de São Francisco acontece em Minas Gerais
Belo Horizonte – Brasil (Quarta-feira, 22-08-2018, Gaudium Press) Uma exposição sobre a iconografia de São Francisco que reúne 20 obras de mestres italianos pintadas entre os séculos XI a XVIII acontece pela primeira vez no Brasil.
Reunindo obras de renomados pintores como Tiziano, Perugino, Gentileschi, Guido Reni, Guercino, Carracci e Cigoli, a mostra acontece na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, e realça o significativo valor artístico e histórico desses trabalhos contemporâneos que possuem alcance cultural.
Intitulada “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, a exposição é vista como uma oportunidade única para os fiéis e interessados se aprofundarem nas obras que foram pintadas em suas respectivas épocas e foram comissionadas por pessoas da alta sociedade que pagavam aqueles artistas.
Além disso, a mostra procura responder a seguinte pergunta: por que São Francisco é um dos Santos mais representados pelos artistas?
Entrevistado pela ANSA, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, responsável pela abertura da exposição, declarou:
“Estamos muito felizes e orgulhosos de poder oferecer pela primeira vez ao público brasileiro uma parte tão rica e importante do tesouro da arte e da história italiana e poder compartilhá-lo com os muitos admiradores do patrimônio cultural. Presente italiano no Brasil”, disse Antonio.
Com curadoria do especialista em História da Arte, Giovanni Morello e do professor Stefano Papetti, diretor da Pinacoteca Civica Di Ascoli, a mostra apresenta as fases mais relevantes da representação de São Francisco por meio de trabalhos que se integraram à cultura local de toda uma época e que ainda encontram espaço na cultura ocidental por seus valores artístico, histórico e simbólico.
Entre as atrações oferecidas pelo evento está uma sala de Realidade Virtual, na qual o visitante poderá se transportar da Casa Fiat de Cultura para a Basílica Superior de Assis, na Itália, em 1228, com o uso de óculos de tecnologia 3D, proporcionando uma experiência imersiva e única.
Unindo tradição, arte e tecnologia, a exposição ficará aberta até 21 de outubro, com entrada gratuita. Em outubro, deve desembarcar no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Aleteia e Casa Fiat de Cultura
Deixe seu comentário