RelÃquias dos Santos Apóstolos serão expostas em São Paulo
São Paulo (Terça-feira, 30-10-2018, Gaudium Press) Por ocasião da Solenidade de Todos os Santos, na próxima quinta-feira, 1º de novembro, relíquias de primeiro grau dos Santos Apóstolos serão expostas para veneração na cidade de São Paulo.
As relíquias fazem parte ‘Oratorium Sanctus Ludovicus’, criado para dar suporte à missão de promover a reta devoção às relíquias na Arquidiocese de São Paulo. A iniciativa está sob a responsabilidade de Fábio Tucci Farah, especialista em relíquias da Arquidiocese, fundador e diretor do Departamento de Arqueologia Sacra da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), delegado brasileiro da International Crusade for Holy Relics (ICHR).
De acordo com Fábio Tucci Farah, desde quando o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, lhe deu a missão de promover a devoção às relíquias na Arquidiocese, ele desenvolve apresentações que enfatizem o aspecto transcendental desses tesouros.
Essas apresentações normalmente ocorrem dentro da Santa Missa, pois “na Santa Missa, a Igreja Militante e a Igreja Triunfante se reúnem. Os Santos participam da celebração com os que ainda peregrinam por este mundo. Vale lembrar que os altares de quase todas as igrejas católicas guardam a relíquia de um santo, possivelmente de um mártir”.
Nessa mesma linha sublinha que “apresentar a relíquia de determinado Santo em uma Missa é invocar sua presença de forma especial. Ele participará duplamente da solenidade, ao lado da Igreja Militante – na relíquia – e com a Igreja Triunfante, já no Paraíso”.
As relíquias também são apresentadas durante as festas religiosas, pois segundo Farah, apresentar uma relíquia de um Santo “é tornar suas companhias mais palpáveis entre os fiéis, é aumentar a possibilidade de uma experiência mística de encontro com os Santos”.
Desde o início de seu apostolado, Fábio Farah desejava apresentar as relíquias dos Santos Apóstolos, entretanto não tinha ideia de qual seria a melhor data, uma vez que os Apóstolos são festejados em diferentes épocas do ano. A solução, surgiu após uma conversa com Padre Juarez de Castro, na qual chegaram à conclusão de que a Festa de Todos os Santos seria uma boa ocasião.
As relíquias dos Santos Apóstolos serão expostas na a partir das 18h, do dia 1º de novembro, na Paróquia da Assunção, em São Paulo, onde serão entronizadas e oficialmente apresentadas aos fiéis pelo seu guardião Fábio Tucci Farah. Em seguida, o
Padre Juarez de Castro conduzirá uma breve veneração pública. Logo depois, o sacerdote presidirá a Santa Missa. Ao término da celebração, os fiéis poderão se aproximar dos relicários para venerar as relíquias. (EPC)
Deixe seu comentário